Mostra no Norte Shopping destaca releituras contemporâneas de trajes folclóricos germânicos

Exposição celebra os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil com totens que retratam a conexão entre o passado e o presente através de criações de estudantes de Moda da UniSenai.

Foto: divulgação

O Norte Shopping, de Blumenau, em continuidade às comemorações dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, inaugura nesta terça-feira (13/08/24), a Mostra Releitura de Trajes Folclóricos. A exposição apresenta totens com representações de trajes típicos germânicos, usados por grupos folclóricos do Vale Europeu, e suas releituras contemporâneas, fruto de um projeto desenvolvido pela AFG – Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí em parceria com o Curso de Moda da UniSenai de Blumenau.

Os alunos do terceiro período do Curso de Moda foram desafiados a recriar trajes históricos, utilizados por grupos associados à AFG, em uma versão moderna. Durante o processo, os estudantes tiveram três meses para pesquisar, conceber, modelar e costurar as releituras, que foram apresentadas em um desfile de moda em 2023. Agora, essas criações estão em exposição no espaço cultural do Norte Shopping, próximo à Cafeteria Sinhá Benta.

A mostra, que permanece aberta até o final de agosto, oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a intersecção entre moda histórica e contemporânea, além de um QRCode que permite acesso a imagens e vídeos dos desfiles e resultados do projeto. A visitação é gratuita, disponível das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 10h às 20h aos domingos.

Na versão de 2024, o projeto foi contemplado pelo PIC – Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura com o apoio financeiro das empresas CartonDruck, Eco Blu Confecçoes, Berlanda, Netzsch, Perfor e Karsten. Integrando ainda a programação do Tanz Internacional – Pomerode. A idealização deste projeto é de Julian Michel Ruediger, vice-presidente da AFG, com o apoio de Rodrigo Ramos quando secretário de Cultura de Blumenau.

Foto: divulgação
Foto: divulgação