Na tarde desta quarta-feira (1/6/16), morreu o último dos fundadores do grupo WEG, de Jaraguá do Sul. O empresário Werner Voigt, de 85 anos, estava internado em estado crítico desde o último sábado (28) no Hospital São José. O velório acontece na Associação Recreativa WEG (Arweg) desde às 18h30min; e o enterro está previsto para as 11h desta quinta-feira (2), no Cemitério Central de Jaraguá do Sul.
Voigt foi um dos três fundadores da multinacional catarinense WEG, que atua na área de automação, motores e energia. Geraldo Werninghaus foi o primeiro a morrer, vítima de um acidente de trânsito em 1999. Eggon João da Silva faleceu no dia 13 de setembro do ano passado, de causas naturais. Cerca de dois dias depois do sepultamento, Voigt deu entrada no hospital após um AVC de gravidade média, mas se recuperou bem.
Werner, Eggon e Geraldo fundaram a WEG em 1961 produzindo motores elétricos. Em 2005 Voigt deixou o conselho administrativo da empresa, após trabalhar em diversas diretorias de empresa. Hoje o grupo empresarial tem cerca de 30 mil colaboradores e o faturamento líquido do ano passado foi de R$ 9,8 bilhões. Existem unidades espalhadas em vários estados brasileiros, além de países como Argentina, México, África do Sul, do Sul, China, Índia, EUA, Áustria, Espanha e Alemanha.
A Prefeitura de Jaraguá do Sul decretou luto oficial de três dias. O governador Raimundo Colombo lamentou a morte do empresário, que na sua opinião soube empreender com inteligência e criatividade, desenvolvendo um importante setor da economia catarinense.