A família Heusi está de luto nesta terça-feira (7/03/23) em Blumenau. Aos 90 anos, morreu Rubens Heusi, que fundou a óptica que levava o seu sobrenome desde 1954. Ele também ficou muito conhecido na época em que apresentava com Walter Ostermann o programa “Bate Papo” na TV Galega.
A loja iniciou na Rua XV de Novembro, depois mudou para a esquina da Rua Padre Jacobs, logo abaixo da Catedral São Paulo Apóstolo. Conhecido pelo seu jeito querido, apaixonado por fotografia, Rubens encontrou nos óculos a sua fonte de renda. A empresa foi vendida em 2007 para funcionário Jorge Waldrich que trabalhava na ótica desde os 13 anos.
A causa da morte não foi divulgada e o velório inicia às 9h no Crematório Vaticano de Balneário Camboriú (SC). A cerimônia de despedida será às 16h.
O filho Renato escreveu carinhosamente em suas redes sociais:
Nas minhas melhores e mais doces lembranças você permanece vivo, pai. Você viveu até os 90 anos como se fosse 110, ligado no 220v de intensidade e amor por tua família e amigos. És meu herói sem capa e minha fonte de inspiração e segurança. Descanse em paz. Muito obrigado é pouco pelo tanto que você nos deu.
Te amo pra sempre, meu pai. Até um dia.
“Se a vida fosse eternamente um amontoado de acertos seria monótona! Para acertarmos temos que errar.”
História
O estabelecimento comercial responsável por montar óculos e lentes com grau foi inaugurado na Rua 15 de Novembro, 1.316, em 1954. Rubens iniciou sozinho seu negócio e, posteriormente, contratou Jorge Waldrich, que, na época tinha 13 anos, e recebeu a oferta de participar de estudo técnico em Curitiba para fabricação de lentes e a oportunidade de ajudá-lo na loja, no laboratório.
Foi com essa parceria de confiança que os dois trabalharam juntos por décadas até a aposentadoria do proprietário. Em 2007, Jorge adquiriu a óptica e é o atual proprietário, mantendo o nome Heusi.