Um morador da Rua Antônio da Veiga, no bairro Victor Konder, em Blumenau, próximo à Furb, morreu aos 73 anos nesta terça-feira (15/04/25). Conhecia Gesvaldo Machado desde a minha adolescência nos anos de 1980, quando ele instalou a sua farmácia ao lado da casa onde cresci.
Natural do sul de Santa Catarina, ele deixou Tubarão após a sua farmácia ser atingida por uma grande enchente que causou prejuízos. Mas enfrentou várias outras em Blumenau, já que a Rua Antônio da Veiga começa a inundar quando o Rio Itajaí-Açu atinge 9,75 metros (esquina com a Rua Joinville). Lembro das prateleiras de madeira que foram atingidas e ficaram retorcidas pelo tempo na água.
A Farmácia Essencial foi, durante anos, referência para muitas pessoas que eram atendidas por Gesvaldo. Ele contava que gostava de estudar as bulas dos medicamentos para orientar os clientes da melhor forma possível. Quando eu era adolescente (nossa idade tem 16 anos de diferença), jogamos muitas partidas de xadrez entre um atendimento e outro.
Gesvaldo aproveitou uma oportunidade e transferiu a farmácia para outro imóvel perto da Furb, onde o negócio permanece até hoje. A nova loja era um pouco mais alta em relação a rua, o que impediu que fosse atingido quando a rua era tomada pela água da enchente. Ele também morava em um apartamento próximo de seu comércio.
Ontem (15), soube que ele havia falecido. Quando iniciei minha vida profissional, atuei durante muitos anos com design gráfico, e foi para a Essencial que fiz o primeiro logotipo. Com o tempo fomos nos afastando como amigos e os raros reencontros eram nas eleições, já que nossas sessões de votação ficam na Furb.
Ouvia de muitas pessoas que suas indicações de medicamentos fizeram toda a diferença na recuperação de um problema de saúde. É o caso dos meus pais, ambos já falecidos, que além do acompanhamento médico, também confiavam no Gesvaldo e suas orientações. Por isso, decidi escrever este texto, já que ele se tornou uma referência para centenas de clientes que o procuravam em sua farmácia.
Meu amigo partiu cedo, com apenas 73 anos. Conheci sua família, irmãs, a ex-esposa e os filhos (quando ainda eram pequenos). O corpo está sendo velado no Cemitério São José, na Rua São José (nº 419), no Centro de Blumenau.
A cerimônia de despedida está marcada para as 16h desta quarta-feira (16). Estendo os meus sentimentos à família, além de seus inúmeros amigos e pessoas próximas.