Nesta terça-feira (19/04/22), morreu aos 77 anos em Blumenau, o ortopedista Dr. Gerd Udo Gromann. A causa da morte não foi divulgada. Natural de Joinville, ele chegou a Blumenau em 1971 e desde então fez parte do corpo clínico do Hospital Santa Isabel. Ele foi sócio-fundador da Unimed e um dos fundadores do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), ambos na cidade que adotou.
O velório está marcado para iniciar às 6h de quarta-feira (20), e ao meio-dia, será realizada a cerimônia de cremação, no Crematório Neuhaus, localizado na BR-470 no bairro Salto do Norte. Gromann deixa a esposa Elgin, com quem foi casado há mais de quatro décadas, os filhos Cláudio (ortopedista) e Marcelo, além da filha Cíntia, ambos dentistas.
Dr Gerd foi um dos pioneiros da ortopedia na região. Ao se formar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) em 1968, ele concretizava um sonho e iniciava uma caminhada que começou três anos antes, quando decidiu trocar sua cidade natal por Curitiba. O pai veio da Alemanha para o Brasil, aos 22 anos, para trabalhar como técnico em mecânica numa empresa que se instalava em Santa Catarina.
Com residência médica na Universidade Federal do Paraná (1969-1970), estabeleceu-se na carreira na área de ortopedia e traumatologia geral, agregando a especialização em cirurgia de joelho. Tornou-se precursor, em Blumenau, da artroscopia, que reduz procedimentos, até então invasivos, no tratamento das articulações.
Dr. Gerd foi membro titular de três entidades: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Traumatologia Ortopédica (SBTO) e Sociedade Brasileira de Cirurgia no Joelho (desde a fundação), tendo participado de todos os congressos nacionais realizados pela entidade.
Fonte: Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT)