Morre aos 75 anos, a cantora e compositora Rita Lee

Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.

Foto: divulgação

Morreu na segunda-feira (8/05/23) uma das mais importantes compositoras e cantoras da música brasileira. Rita Lee (Jones), de 75 anos, faleceu em sua residência depois de uma longa luta contra o câncer nos pulmões, diagnosticado em 2021.

A informação foi divulgada nas redes sociais pela equipe que a assessora nesta terça-feira (9). O velório será aberto ao público amanhã (10) das 10h às 17h, no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), sua cidade natal.

A rainha do rock brasileiro nasceu em 31 de dezembro de 1947, filha de Charles Jones, dentista, cujos pais imigraram dos Estados Unidos. A mãe, a italiana Romilda Padula, era pianista, e incentivou a filha a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs.

 

Sua carreira despontou no final das décadas de 1960 e 1970 com a banda “Os Mutantes”, uma referência criativa que incorporou a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo. Na carreira solo, criou canções que marcaram gerações durante os quase 60 anos de carreira, em mais 20 álbuns de sucesso.

Rita Lee também é conhecida por suas atitudes polêmicas e contestadoras. Ela foi uma das primeiras artistas brasileiras a falar abertamente sobre drogas e sexualidade, e suas letras muitas vezes abordam temas tabus e controversos.

A artista foi indicada a diversos prêmios e conquistou vários deles, como o Troféu Imprensa, o Prêmio Multishow de Música Brasileira e o Grammy Latino. Ela também é uma das artistas mais vendidas da música brasileira, com mais de 25 milhões de discos vendidos.

Apesar de ter se afastado dos palcos nos últimos anos, Rita Lee continua sendo uma das figuras mais influentes da música brasileira. Sua música continua sendo ouvida e apreciada por várias gerações, e sua atitude irreverente e questionadora continua inspirando muitos jovens artistas.

No entanto, a carreira também foi marcada por momentos difíceis, como quando foi presa em 1976 por porte de drogas. Em 2010, um câncer de mama a afastou dos palcos definitivamente.

Apesar de todos os obstáculos enfrentados ao longo de sua vida, Rita Lee é um exemplo de determinação e coragem para muitas pessoas. Ela mostrou que é possível ser autêntico e questionador, sem medo de enfrentar as consequências de suas escolhas. Sua música e sua personalidade continuarão sendo uma referência para muitas gerações.

Entre os grandes sucessos, estão “Ovelha Negra”(1975), “Esse Tal de Roque Enrow” (1977), “Doce Vampiro” (1979), “Mania de Você” (1979), “Lança Perfume” (1980),  “Cor de Rosa Choque” (1982) e “Banho de Espuma” (1983).