Morre aos 68 anos, a atriz Elizangela, com uma carreira marcada na televisão

Sua última atuação como integrante do elenco fixo foi na novela "A Força do Querer" (2017), da TV Globo, emissora em que participou de diversas produções.

Foto: Reprodução/TV Globo

Morreu nesta sexta-feira (3/11/23) aos 68 anos, a atriz Elizangela do Amaral Vergueiro, mais conhecida como Elizangela. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Guapimirim (RJ) onde residia.

A artista deu entrada no Hospital Municipal José Rabello de Mello com uma PCR (parada cardiorrespiratória), depois de ser pronto atendida pelas equipes do SAMU. Apesar das tentativas de reanimação, tanto durante o transporte, quanto na unidade, ela não resistiu e veio a óbito.

No ano passado, a atriz enfrentou graves sequelas da Covid-19, chegando a ficar internada por algumas semanas. Contrária à vacinação contra o coronavírus, não há registros de que tenha tomado alguma dose. Sua condição na época foi tão crítica que quase a levou à necessidade de intubação.

Elizangela deixou uma marca indelével em sua carreira. Nascida em 11 de dezembro de 1954, no Rio de Janeiro, iniciou sua trajetória aos sete anos, trabalhando em comerciais ao vivo na TV Excelsior. Seu talento diante das câmeras chamou a atenção de diretores, levando-a a apresentar programas como “A Outra Face do Artista”, “Essa Gente Inocente” e “Capitão Furacão”.

Posteriormente, ela se dedicou à atuação e participou de grandes sucessos ao longo das décadas de 1960 em diante. Elizangela deixou sua marca em novelas como “O Cafona” (1972), “Pecado Capital” (1975), “Locomotivas” (1977), “Paraíso” (1982), “Roque Santeiro” (1985), “Pedra sobre Pedra” (1992), “Por Amor” (1997), “O Clone” (2001), “A Favorita” (2008), “Salve Jorge” (2012) e “Império” (2014).

Sua última atuação como integrante do elenco fixo foi em “A Força do Querer” (2017), interpretando Aurora, mãe da personagem Bibi Perigosa. Além de sua carreira na televisão, Elizangela também se aventurou na música, sendo lembrada até hoje pelo sucesso da música “Pertinho de Você”.

Embora grande parte de sua carreira tenha sido na Globo, Elizangela também deixou sua marca no SBT na década de 1990, atuando em “Éramos Seis” (1994) e “As Pupilas do Senhor Reitor” (1994). Posteriormente, teve uma breve passagem pela Record, onde interpretou Milah em “A Terra Prometida” (2016), novela que atualmente é reprisada pela emissora. A partida de Elizangela deixa saudades em todos que apreciaram sua versatilidade e talento ao longo de sua brilhante carreira.