Moradores nadam até helicóptero para se salvar da enchente em São João Batista (SC)

A prefeitura pede doação de colchões, roupas de cama, alimentos, fraldas e itens de higiene pessoal, para as famílias desalojadas no município.

Muitos moradores não conseguem sair de suas casas depois que o nível do rio aumenta e precisam ser resgatados, normalmente com a ajuda de embarcações. Apesar do contato com água de enchente não ser recomendado, essa orientação não se encaixa quando se trata de salvar a sua própria vida.

Foi o que aconteceu nesta quinta-feira (1/12/22) em uma residência cercada pela água onde ainda havia pessoas. Um helicóptero foi até o local e o habilidoso piloto chegou a encostar a aeronave na água para facilitar o resgate. O vídeo mostra elas nadando com a ajuda de um socorrista. No helicóptero é possível identificar que o mesmo pertence à empresa Talita Construtora, de Itapema (SC).

São João Batista tem uma população estimada (IBGE 2020) em 38,5 mil habitantes e enfrenta a pior cheia de sua história. O rio Tijucas chegou a ficar próximo dos 9 metros acima do nível normal. Pelo menos seis abrigos estão operando para atender a grande demanda de desalojados, entre crianças, idosos e gestantes.

Os desafios das equipes da Defesa Civil, Bombeiros Militar e Voluntários, são enormes por causa das áreas alagadas. A prefeitura pede doação de colchões, roupas de cama, alimentos, fraldas e itens de higiene pessoal, para as famílias desalojadas.

O município decretou situação de emergência nas áreas afetadas pelas inundações e representantes da Defesa Civil de Santa Catarina estão. Uma sala de situação foi montada para gerenciar de ações emergenciais está sendo montada na Prefeitura Municipal.