Os moradores dos bairros Vila Nova e Escola Agrícola, tem a oportunidade de conhecer o projeto que quer revitalizar a região Central de Blumenau. Quem for à Cooper na Rua Benjamin Constant, poderá conferir a exposição itinerante “Centro Vivo”, que já passou por inúmeros espaços no município.
A proposta de reurbanização desenvolvida pelo escritório Jünge Belli Arquitetura, é mostrada em imagens e textos distribuídos nos 24 painéis. Ela resgata aspectos ligados a moradia, lazer e comércio.
O projeto Centro Vivo pretende remodeladar três áreas específicas. A primeira compreende toda a quadra onde está a prefeitura e o prédio do antigo Fórum.
A segunda, no Centro Histórico, integra Biergarten, Mausoléu Dr. Blumenau, Museu da Família Colonial e a antiga prefeitura. O bosque da família Gaertner, onde está o cemitério de Gatos, localizada nos fundos da Fundação Cultural, seria valorizada e transformada em área comum.
A terceira área traz a mudança mais abrangentes, unindo o jardim do Teatro Carlos Gomes com os terrenos onde estão o INSS, um prédio comercial e o estacionamento do Centro de Ensino Bom Jesus. Pelo projeto do Centro Vivo, toda esta área seria transformada numa grande praça arborizada.
Na questão de mobilidade, a proposta privilegia o pedestre e o ciclista, como modificações que tornam o trânsito acalmado. A iniciativa é de três entidades: SINDILOJAS Blumenau, Sinduscon e Secovi.
Exposição Centro Vivo
Data e horário: segunda a sábado, das 8h às 22h, e domingos, das 8h às 21h.
Local: Hall de entrada do Cooper Vila Nova (Rua Benjamin Constant, 2597, bairro Vila Nova)
Entrada gratuita