Por Claus Jensen, com fotos de OBlumenauense
O vizinho é aquela primeira pessoa que pode ajudá-lo quando você precisar, afinal mora ao lado. Por isso nada como manter uma boa política de vizinhança. No bairro Água Verde, os moradores realizaram no sábado (9/7/16), o 5º Arraiá da Rua Tupinambá, com direito a trajes caipiras, maquiagem e todas as delícias dessa tradicional festa brasileira. A via é transversal da Rua Benedito Novo, que por sua vez é transversal de Rua General Osório.
Segundo uma das organizadoras, Thaise Bernardi, a festa começou com seu pai em 2002. Na época, o Sr. José Felinto Bernardi reuniu todos os vizinhos para o primeiro Arraiá. No ano seguinte repetiram a dose, mas depois acabou parando.
“Como é uma rua sem saída, dá para fazer tranquilo e convidar todos os moradores. Nos anos de 2009 e 2010, eu e a Greice Carecia, minha vizinha, moradora da rua e amiga, nos organizamos para realizar novamente a festa. Depois acabou parando novamente. No ano passado fizemos algo na minha casa”, comenta Thaise.
Nesse ano a festa aconteceu novamente na rua com muito sucesso, reunindo aproximadamente 70 pessoas. O número de moradores aumentou, afinal muitos casaram e tiveram seus filhos.
Para organizar a festa de 2016, as duas amigas se reuniram um mês antes. Em seguida passaram por todas as casas perguntando quem gostaria de participar. Depois que todos confirmaram, foi estabelecido um prazo para arrecadar os valores com os moradores, para cobrir o custo com alimentação, bebidas e decoração. O valor foi dividido por pessoa, com exceção das crianças pequenas que não pagaram.
Com boa parte do dinheiro na mão, elas colocaram tudo na planilha e iniciaram uma pesquisa em vários mercados para aproveitá-lo da melhor forma possível. O custo final ainda não tinha sido fechado quando fizemos a entrevista no dia da festa, mas Thaise estimou que o total gasto tenha ficado em torno de R$ 1.500.
Pelo sucesso de mais uma edição, a expectativa é que em 2017 tenha a 6ª. Parabéns à família Bernardi pela iniciativa e todos os moradores por abraçarem a ideia. Nada melhor do que estarem e comemorarem juntos.