Moradores da região norte de Blumenau se reúnem para discutirem Segurança Pública

Forum-Municipal_Seguranca-Publica_01

Nesta quinta-feira (25), 128 moradores da região norte se reuniram para o 3º Fórum Municipal de Segurança Pública, que aconteceu no auditório da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Blumenau. O objetivo do encontro foi melhorar as relações da população local com representantes de diversas áreas do município, como saúde, educação, trânsito, meio ambiente e legislação penal.

Na pauta de discussão, a importância da segurança e sua relação direta com esses setores para a melhoria global da sociedade. Segundo o diretor do Alertablu, César Luiz Dalri, destaque especial para o tema segurança pública e educação, no qual apontou um maior número de inscritos no evento. Além destes assuntos, os participantes também apontaram outras demandas como o programa Vizinho Solidário.

Forum-Municipal_Seguranca-Publica_02

No encontro, também foram debatidas propostas que envolvem a ampliação de serviços destinados à comunidade, como os programas de saúde e de assistência social. A comunidade solicitou, ainda, ampliar o atendimento pelo programa Proerd nas escolas e efetivar o projeto “Paz, a Gente Faz”. De acordo com Dalri, o evento também serviu para debater outras questões estruturais da cidade, como a revitalização das praças públicas e promoção de campanhas com o objetivo de demonstrar que infratores ou autores de crimes serão penalizados.

Este foi o terceiro fórum de segurança realizado na cidade. Em 2013, o evento foi promovido na Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e, em 2014, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau (SDR), no bairro Vila Nova. Criando por um decreto municipal em 2013, o Fórum Municipal de Segurança Pública de Blumenau é um espaço de articulação, intervenção, troca de experiências e debate entre órgãos, entidades públicas e sociedade civil. É destinado à construção de alternativas que possibilitem a implantação de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência na cidade.

Fonte: SECOM/Blumenau | Fotos: Marcelo Martins