Uma residência na Rua Hildegard Fischer, no bairro Água Verde, em Blumenau, estava agitada nesta manhã de quarta-feira (27/02/19). Além de autoridades como o prefeito da cidade Mário Hildebrandt, e o secretário de Conservação e Manutenção Urbana, Michael Schneider, também havia profissionais da imprensa.
O motivo foi a beleza do jardim cultivado com todo carinho e dedicação pelo morador José Mauri da Silva. Ele recebeu oficialmente o prêmio como vencedor da segunda edição do Concurso de Jardins, que é a quitação do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel.
“Nós moramos nesta casa há praticamente 22 anos. Quando viemos para cá, aqui era um grande aterro. Então, para deixar desse jeito, foi um processo lento e demorado. Sempre que íamos a uma floricultura e víamos uma planta diferente, trazíamos para deixá-la cada vez mais bonita e harmoniosa”, disse Mauri. Ele destacou que o zelo com a natureza foi despertado na infância com a influência de sua mãe.
Em 2018 apenas quatro moradores se inscreveram para participar. Os jurados avaliaram aspectos como diversidade e harmonia, beleza e estado, enquadramento paisagístico, recursos, manutenção e posicionamento.
A excelente iniciativa tem como objetivo incentivar e valorizar o trabalho dos blumenauenses no cuidado das áreas com jardins em suas residências, além de estimular a criatividade e despertar a consciência ecológica, ambiental e o sentido de cidadania.
“O Concurso de Jardins foi criado para motivar a nossa comunidade a desenvolver aquilo que o senhor Mauri e sua esposa, dona Claudete, fizeram aqui: melhorar o seu ambiente, receber bem as pessoas e se sentir feliz por poder participar do cultivo da natureza. Nos dá uma alegria muito grande poder premiá-los e enaltecê-los por este trabalho”, comentou no evento o prefeito Mário Hildebrandt.
A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) já iniciou o planejamento para a terceira edição do Concurso de Jardins. A previsão é abrir as inscrições no dia 2 de setembro, quando Blumenau completa mais um ano de história. As informações mais detalhadas serão divulgadas no início do segundo semestre.