Modalidade de Pix permite agendar pagamentos automáticos para o mesmo dia de cada mês

Pix Agendado Recorrente torna-se obrigatório a partir desta segunda-feira (28/10).

Imagem: OBlumenauense

A partir desta segunda-feira (28/10/24), as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer a funcionalidade do Pix Agendado Recorrente. Essa determinação foi estabelecida por uma resolução do Banco Central (BC) em dezembro de 2023, com atualizações em julho deste ano.

Com o Pix Agendado Recorrente, é possível agendar pagamentos de valores fixos para serem transferidos todos os meses no mesmo dia, garantindo maior comodidade tanto para quem paga quanto para quem recebe. A funcionalidade está disponível para pessoas físicas e também para aqueles que possuem CNPJ, como profissionais autônomos e empresas.

Antes da resolução, o uso dessa modalidade pelas instituições financeiras era opcional, ficando a critério dos bancos oferecer ou não o serviço. Agora, é necessário que todas as instituições viabilizem o cadastro e o agendamento recorrente de valores, o que deve facilitar o planejamento de pagamentos e recebimentos mensais para os usuários.

Para realizar o Pix Agendado Recorrente, é preciso cadastrar as informações de pagamento no momento de definir a recorrência, garantindo que os valores sejam transferidos automaticamente na data estabelecida todos os meses.

Fonte: Agência Brasil