No último sábado (18/06/22), o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e demais autoridades catarinenses visitaram Blumenau. Na agenda estavam visitas às novas instalações da Renal Vida, no Hospital Santa Isabel, e por fim, no Hospital Santo Antônio, onde ele foi recepcionado pelas crianças que finalizaram ou estão na fase final do tratamento de câncer.
O momento foi marcado pela fala do Presidente do Conselho Curador, Sr. Tadeu Avi e uma mensagem da paciente Isabela, que falou sobre o atendimento que recebe na instituição.
As crianças e familiares também cantaram uma canção para os participantes do ato. Um momento marcante foi quando Soraia, de 12 anos, tocou o sino, simbolizando o final do tratamento. Marcelo Queiroga também os visitou os setores Materno Infantil da Instituição, passando pela UTI Neonatal e UTI Pediátrica do HSA.
O Ministro recebeu as principais demandas do hospital, como as habilitações da Gestação de Alto Risco e Porte das Cirurgias Oncológicas, o projeto de ampliação com a instalação de um Heliponto, a ampliação do Pronto Socorro, do Centro Cirúrgico, da Central de Material Esterilizados e Unidade de Ensino e Pesquisa, da implantação da Unidade de Endoscopia e Colonoscopia, da unidade de Internação Oncológica Pediátrica, das unidades de internação (novos leitos) e Ambulatório de Ortopedia.
Além da reestruturação das áreas que contemplam o Ambulatório de Especialidades, Central de Abastecimento Farmacêutico e Almoxarifado, Refeitório, Manutenção, Ambulatório de Oncologia Pediátrica, Vestiários de Colaboradores e Ambulatório de Cuidados Paliativos, totalizando 12.709,92 m².
Foi a segunda visita de Queiroga ao Santo Antônio, a primeira aconteceu em julho de 2021. Na oportunidade foi assinada a Portaria que habilita a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON com Serviço de Radioterapia, Hematologia e Oncologia Pediátrica e estabelece um recurso a ser incorporado ao limite financeiro do MAC do Estado de Santa Catarina para o hospital.
“Agradecemos a visita do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e sua comitiva ao HSA, onde puderam verificar a qualidade dos serviços prestados aos pacientes de Blumenau e região. O hospital com 92% dos seus atendimentos através do SUS (Sistema Único de Saúde), onde, tem por premissa, o Paciente em Primeiro Lugar. E, por fim, temos a certeza que o Sr. Ministro dará toda a atenção à nossa pauta de reinvindicações extremamente importantes e necessárias”, descreveu em nota a assessoria de imprensa do HSA.
Com informações de Larissa Machado (HSA Assessoria).