A Ministra do Esporte, Ana Moser, apresentou uma proposta em audiência pública no Senado Federal para debater os esportes eletrônicos (E-sports) e afirmou que um grupo de trabalho interministerial está sendo formado para discutir o assunto.
Em janeiro ela foi criticada por afirmar que não pretendia investir na modalidade pois não se tratava de esporte, mas sim de entretenimento. No entanto, Moser defendeu agora a necessidade de debater amplamente a atividade e regulamentá-la, pois é um fenômeno inegável e fortíssimo, em termos econômicos inclusive.
Moser destacou que o Ministério do Esporte tem planos e ações estratégicas. Entre as prioridades para este primeiro ano de gestão está a estratégia nacional de futebol feminino, tendo em vista a pretensão do Brasil sediar a Copa do Mundo de 2027.
Os e-sports vêm ganhando cada vez mais espaço e fãs no mundo todo, movimentando milhões de dólares em prêmios e patrocínios. Entre os jogos mais populares estão League of Legends, Fortnite, Dota 2, Counter-Strike: Global Offensive e Overwatch, entre outros. É importante lembrar que são atividades que envolvem competição e habilidades motoras, mesmo que sejam realizadas virtualmente, e por isso há discussões sobre a possibilidade de considerá-los como esporte.
Ana Moser ressaltou que o Brasil é um país “pouco ativo”, referindo-se à prática de esportes e atividade física, e que o principal objetivo da pasta é democratizar o acesso. A ministra também defendeu a aprovação e implementação do Sistema Nacional do Esporte para promover sua institucionalização e estruturação, organizando as responsabilidades da União, dos estados e dos municípios, além de promover novos recursos para financiamento do esporte.
Em resumo, a ministra do Esporte, Ana Moser, defendeu a necessidade de regulamentar os E-sports e anunciou a formação de um grupo de trabalho interministerial para debater o assunto. Além disso, ela destacou as prioridades do Ministério do Esporte para este primeiro ano de gestão, incluindo a estratégia nacional de futebol feminino.
Os E-sports vêm ganhando cada vez mais espaço e fãs no mundo todo, movimentando milhões de dólares em prêmios e patrocínios, e há discussões sobre a possibilidade de considerá-los como esporte. É importante lembrar que o Brasil é um país com baixo índice de atividade física e que o objetivo do Ministério do Esporte é democratizar o acesso aos esportes e promover sua institucionalização