Um homem de 20 anos foi preso na noite desta terça-feira (6/05/25) no bairro Irmã Paulina, em Ituporanga, por falsidade ideológica e falsa identidade. A prisão aconteceu por volta das 20h40 depois que ele tentou enganar a Polícia Militar durante uma abordagem.
A guarnição fazia rondas na localidade quando decidiu abordar o rapaz. Ao ser questionado, ele se apresentou com nome e filiação que, logo de cara, não batiam com os dados do sistema de segurança pública. Para complicar, ao puxarem o nome informado, os policiais encontraram fotos de duas pessoas diferentes — uma delas era ele.
O rapaz disse que não lembrava nem a própria data de nascimento e culpou antigas lesões na cabeça pela falta de memória. Alegou também que não havia sido criado pela própria família e, por isso, não sabia muitos detalhes. Para sustentar a história, levou os policiais até sua casa e mostrou um boletim de ocorrência feito em Lages, onde dizia ter perdido os documentos.
Mas a história começou a desmoronar quando a guarnição decidiu entrar em contato com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul para confirmar os dados. Foi aí que ele se entregou: confessou que havia mentido porque achava que tinha um mandado de prisão contra ele.
Com a verdadeira identidade confirmada, os policiais deram voz de prisão e encaminharam o jovem à Delegacia de Polícia de Rio do Sul.
Clube de Leitura em Blumenau transforma livraria em ponto de encontro para leitores