Menina de 4 anos morre carbonizada e homem fica ferido em incêndio de casa em Brusque (SC)

Ela estava com a irmã que conseguiu se salvar. Segundo a PM, o pai tinha deixado as crianças sozinhas para ir ao mercado. Na construção moravam cinco famílias.

Uma menina de quatro anos morreu carbonizada dentro casa destruída por um incêndio em Brusque (SC). O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado às 17h18 deste sábado (14/01/23) para combater o incêndio em uma casa localizada na Rua Edgar Von Buetner, no bairro Bateias.

Quando a guarnição chegou ao local, encontrou uma construção de três pavimentos onde moram cinco famílias. Duas no piso térreo construído em alvenaria, enquanto os outros pavimentos são de madeira, onde no 1º moram mais duas famílias e somente uma no 2º.

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Brusque (SC)

Os bombeiros foram informados que havia uma criança dentro de um dos imóveis no primeiro andar, que já havia sido consumido totalmente pelo fogo e não havia condições da equipe entrar. Foi iniciado o combate às chamas e colhidas informações sobre o local onde o menor poderia estar.

As equipes só conseguiram acessar o interior da casa depois que o incêndio estava controlado e iniciado rescaldo. O corpo da menina estava carbonizado debaixo de alguns escombros onde o assoalho não tinha sido consumido pelas chamas. Ele foi retirado e acionada a Polícia Científica para realizar a perícia e depois levá-lo ao Instituto Médico Legal (IML).

Foram utilizados cerca de 27.000 litros de água e 200 litros de espuma para extinguir o fogo e realizar o rescaldo. Alguns moradores trabalhavam com máquinas de costura e havia acúmulo de tecido, o que implica em alta carga de fogo e facilita o desenvolvimento do incêndio.

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Brusque (SC)

Todos os andares foram consumidos pelas chamas que iniciaram no primeiro andar, mas não se sabe em qual dos imóveis ocupados pelas duas famílias. Apesar do andar térreo ser de alvenaria, havia madeira no teto, forro de PVC e isopor para isolamento acústico, o que facilitou a propagação do fogo.

Um homem 41 anos também ficou com um corte contuso no dorso do pé direito. Ele disse que tentou controlar o fogo no início do incêndio e acabou se cortando com o estilhaço de um vidro que estourou com o calor. Ele foi atendido primeiro pela equipe avançada do SAMU e depois conduzido ao Hospital Azambuja para receber atendimento médico.

O local foi isolado e o proprietário orientado a mantê-lo como está para as perícias do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Científica. Uma guarnição da Polícia Militar também esteve no local e foi informada que os pais estavam em endereço próximo. Os policiais foram até o local para poder pegar mais informações sobre o ocorrido.

O pai disse que estava na casa com as filhas de 4 e 5 anos, quando as deixou sozinhas para ir ao mercado. Ao voltar, o local já estava tomado por pelo fogo e ele não sabia ao certo onde estavam as menores. O casal foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil e pode responder pelo crime de abandono de incapaz.

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Brusque (SC)
Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Brusque (SC)
Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Brusque (SC)