A obra “Canil Para Cachorro Louco”, de Maicon Tenfen, ganha uma versão audiovisual que será lançada às 19h30 da próxima quinta-feira (12/09/24), na Fundação Cultural de Blumenau. A produção, com apoio da Lei Paulo Gustavo, será exibida em sessão única e a entrada será um gesto de solidariedade: 1kg de alimento não perecível, que será doado à Terra Indígena Boiteux.
O média-metragem tem 50 minutos de duração e narra a história de Genésio, um professor universitário que, ao longo da vida, manteve o foco na carreira e na família, sem ceder a tentações. Contudo, um momento de ousadia leva Genésio a sair da rotina, provocando sérias consequências em sua vida pessoal e profissional.
O elenco conta com Roberto Morauer interpretando o protagonista Genésio, acompanhado por Sergio Barreto, Ingelore Liesenberg, Stelar, Jean Massanero, Jozué Junior e Zanza França, que dão vida aos personagens coadjuvantes. A equipe técnica inclui Maicon Tenfen como roteirista e diretor, Ana Pelizzaro nos figurinos, Daiane Murara como hairstylist, Karine Murara na maquiagem, Gabriel Affonso no som e montagem, além de Gringo Starr como preparador de elenco. A direção de fotografia é assinada por Paulo Zimmermann, enquanto a arte foi dirigida por Brunê Nasato e a produção ficou a cargo de Fabíola Pereira. A trilha sonora é da banda The Zorden.
As filmagens ocorreram em diferentes locais de Blumenau, Indaial e Timbó, com destaque para a residência de Gertrude Gross Hering (1879 – 1968), uma figura icônica da história de Blumenau. A escolha dessa locação foi uma homenagem à cidade onde Maicon Tenfen construiu sua carreira, agregando um significado especial à produção.
Para quem não conseguir ver a obra produzida no Vale do Itajaí no dia do lançamento, está sendo avaliada a possibilidade do média-metragem ser disponibilizado em plataformas digitais. Mas isso são planos futuros que esperamos darem certo.
Resumo do conto publicado em 2013 pela editora Gryphus:
Foi a primeira vez que o professor Genésio Campanelli procurou uma garota de programa. O curioso é que não houve premeditação. Acordou como em todas as manhãs, dirigiu até a Universidade, burocraticamente lecionou para uma primeira turma e, ao seguir para a sala da segunda, descobriu que seus alunos não compareceriam por uma razão que não se deu ao trabalho de entender.
Antes de voltar para casa, decidiu passar na sala dos professores e folhear os jornais. Por que não pegou o carro e saiu com a pressa de sempre? No dia seguinte, ao meditar sobre as consequências desse seu ato, não conseguiria compreender se tudo que sofreu fui obra do acaso ou de alguma retaliação divina.
Ficha Técnica
Lançamento: quinta-feira (12/09), às 19h30
Local de exibição: Fundação Cultural de Blumenau
Duração: 50 minutos
Gênero: Drama
Elenco Principal:
Roberto Morauer: Genésio
Sergio Barreto: Diretor fictício
Ingelore Liesenberg: Irene
Stelar: Raquel e Carol
Jean Massanero: Assistente de direção fictício
Jozué Junior: Jorge
Zanza França: Mirtes
Equipe Técnica:
Direção e Roteiro: Maicon Tenfen
Direção de Fotografia: Paulo Zimmermann
Direção de Arte: Brunê Nasato
Direção de Produção: Fabíola Pereira
Figurinos: Ana Pelizzaro
Maquiagem: Karine Murara
Hairstylist: Daiane Murara
Captura de Som e Montagem: Gabriel Affonso
Preparação de Elenco: Gringo Starr
Produção Musical: Banda The Zorden
Confira o trailer
Bate-papo com empresário e piloto da Porsche Cup: bastidores do automobilismo e negócios da família