
Por Claus Jensen
Na tarde desta quinta-feira (13/4/16), aconteceu o encontro da cadela Mayla, mascote da Defesa Civil, com o Brutus, do canil da Polícia Militar (PM) de Blumenau. Ela foi à sede do 10º BPM, depois que o encontro previsto para o dia anterior havia sido cancelado, já que o cão estava envolvido numa operação nos bairros Velha Grande e Fortaleza, onde foram presas oito pessoas.

Segundo Rodrigo Quadros, Secretário da Defesa do Cidadão, a visita foi institucional, para aproximar Defesa Civil e Polícia Militar. “Os treinadores do Canil são excepcionais em seu trabalho, com vários cursos para preparar os cães para resgates, empenho na ação policial e comportamental. A intenção é que eles dêem treinamento para a Mayla, que hoje é mais uma mascote, que faz visitas em hospitais, abrigos, Apae, asilos, atua no programa de defesa mirim e defesa civil na escola. É o único cão que pode entrar em áreas médicas” comenta Quadros.

O plano é treinar um outro cão para resgate de pessoas em desastres, debaixo de escombros, terra, etc.. “A Mayla até pode ajudar, mas ela não foi treinada para esse tipo de situações. Minha luta agora é conseguir um cachorro de uma raça própria para esse tipo de trabalho, talvez um labrador, e treiná-lo desde pequeno na Polícia Militar. Eles estão aptos para o treinamento, não precisaremos fazer isso fora do município”, finaliza.
Na semana que vem, Mayla já tem mais duas visitas marcadas. Às 10h desta segunda (17), ela visita o CEI Edgar Sasse no bairro Fortaleza Alta. No mesmo horário na quinta-feira (20), Mayla dá uma passadinha para rever os alunos da Apae. E no dia 24, às 15h, a mascote passa para alegrar os idosos da Casa São Simeão.








