Uma grande quantidade de material de propaganda do PT, onde aparece o ex-presidente Lula como candidato à Presidência, foi recolhido em três cidades catarinenses. Em Blumenau, um mandado de busca e apreensão foi cumprido no comitê da candidata a deputada federal Ana Paula Lima (Centro), em duas agências (Centro e Água Verde) dos Correios e no Centro de Distribuição dos Correios (Vorstadt).
A apreensão cumpre a sentença expedida pelo juiz da Justiça Federal, Antonio Fernando Schenkel do Amaral e Silva, atendendo a ação do Ministério Público Eleitoral. Como todos sabem, Lula está impedido de concorrer pela lei da ficha limpa, sem contar que está preso em Curitiba (PR), cumprindo sentença por corrupção.
O PT enviou uma nota à imprensa.
NOTA À IMPRENSA
O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina e a campanha Ana Paula Lima Federal 1313 esclarecem que o material impresso constando o ex-presidente Lula foi contratado, executado e pago no início da campanha, no dia 15 de agosto. Já a impugnação do candidato do PT ao pleito presidencial somente foi efetivada em 01 de setembro de 2018, perdurando a condição de candidato por mais de quinze dias.
Nesse período, o Partido dos Trabalhadores e a campanha Ana Paula Lima Federal 1313, ao produzirem material de campanha com nome de toda chapa majoritária, incluíssem especialmente aquele postulante ao cargo presidencial, foi feita porque assim a lei os permitia e até mesmo determinava.
O Partido dos Trabalhadores e a campanha Ana Paula Lima Federal 1313 esclarecem que a restrição a circulação do material já foi orientada, que tomará medidas jurídicas e cumprirá todas às normas da Lei Eleitoral.