Nesta segunda-feira (30/07/18), uma massa de ar seco e frio mantém condição de tempo firme, com aberturas de sol e presença de nebulosidade. A medida que a temperatura se eleva a sensação de frio diminui e à tarde a máxima varia entre 20 e 22°C. Os ventos sopram com fraca intensidade de direção variável.
Neste momento (9h05min), a temperatura em Blumenau é de 15,5°C e a mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 13,4°C. O rio Itajaí-Açu está com 79 cm e a umidade relativa do ar em 73,5%.
Santa Catarina – Tempo seco com sol e algumas nuvens, com temperatura baixa no início da manhã e em elevação durante o dia. Vento fraco, de sudoeste a sudeste, com um sistema de alta pressão (massa de ar frio) atuando no Sul do Brasil.
Terça -feira (31)
Blumenau – Tempo instável em virtude do deslocamento de umidade do mar para o Vale do Itajaí e pela atuação de perturbações em níveis baixos e altos da atmosfera. No decorrer do dia o céu permanece nublado, com algumas aberturas de sol e condição para chuvisco fraco e isolado durante a madrugada. Faz frio ao amanhecer, com mínima entre 13 e 15°C e à tarde a máxima varia entre 17 e 19°C. Ventos moderados de sudeste.
Santa Catarina – Nevoeiros e mais nuvens com chance de chuva fraca especialmente no início e final do dia na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas demais regiões, tempo mais aberto com predomínio de sol e nevoeiros ao amanhecer. Temperatura baixa ainda na madrugada e amanhecer, com condição de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto Sul. No decorrer do dia, temperatura em elevação, vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Sistema de alta pressão (massa de ar frio) em deslocamento para oceano, favorecendo entrada de umidade na Grande Florianópolis e norte.
Quarta-feira (1º de agosto)
Blumenau – A circulação marítima perde intensidade sobre o Vale do Itajaí. Desta forma, o tempo fica seco, com aberturas de sol e presença e variação de nebulosidade. O frio do inicio da manhã ganha intensidade e a mínima oscila entre 09 e 11°C. Gradualmente a temperatura se eleva e à tarde a máxima fica entre 19 e 21°C. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a sudeste a partir da tarde.
Santa Catarina – Continua a condição de nevoeiros e nuvens, com possibilidade de chuva fraca no início e final do dia no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais regiões, tempo mais aberto com predomínio de sol e nevoeiros ao amanhecer. A previsão é de temperatura baixa na madrugada e amanhecer, com chance de gear nas áreas altas do Oeste ao Planalto Sul do Estado. No decorrer do dia, temperatura em elevação, vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Sistema de alta pressão (massa de ar frio) em deslocamento para oceano, favorecendo entrada de umidade na Grande Florianópolis e norte.
Quinta-feira (2)
Blumenau – O sistema de alta pressão posicionado a leste de SC favorece o transporte de umidade do mar para o Vale do Itajaí. Assim o dia segue com muita nebulosidade, algumas aberturas de sol e condição para chuvisco isolado nos extremos do dia. Mínima entre 11 e 13°C e máxima entre 20 e 22°C.
Santa Catarina – Tempo: nebulosidade variável com chuva da Grande Florianópolis ao norte. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e temperatura em elevação. Vento nordeste, fraco a moderado.
Sexta-feira (3)
Blumenau – Um cavado (área alongada de baixa pressão) deixa o tempo instável, com muitas nuvens, poucas aberturas de sol e condição para chuva isolada, especialmente entre a tarde e a noite. Mínima entre 14 e 16°C e máxima entre 17 e 19°C.
Santa Catarina – Nebulosidade variável com aberturas de sol. No decorrer do dia, condição de chuva especialmente nas regiões Oeste e Meio-Oeste, devido a um cavado. Temperatura em pequena elevação devido a cobertura de nuvens, com vento nordeste a noroeste, fraco a moderado.
Tendência para SC, entre 4 a 13 de agosto de 2018
O mês começa com sol, variação de nuvens, sem chuva significativa e temperatura em elevação no Estado. Por volta dos dias 7 e 8, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva em todas as regiões e na sequencia diminuição de temperatura com a chegada de uma massa de ar frio.
Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram