Nesta quinta-feira (14/03/24), a massa de ar quente e seco associada a presença do bloqueio atmosférico começa a ganhar força sobre a região sul do Brasil. Ao longo do dia, predomínio de sol e poucas nuvens, condição que favorece a rápida elevação da temperatura e aumento na sensação de calor e abafamento durante a tarde.
Na atualização do AlertaBlu das 7h, a estação do Parque Ramiro Ruediger marcava 23,2°C, com sensação térmica de 22,3°C e previsão da temperatura chegar a 34°C. Já a temperatura mínima oficial do município foi registrada às 2h, quando fez 22,9°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,88 metro e a umidade relativa do ar em 89,7%. A previsão indica vento fraco de oeste/noroeste passando para nordeste.
Sexta-feira (15)
A massa de ar quente e seco associada ao bloqueio atmosférico sobre o sul do Brasil atua com mais intensidade. No decorrer do dia, predomínio de sol e sensação de calor acentuada durante a tarde. A temperatura mínima não deve ficar abaixo de 22°C e a máxima deve ficar próxima de 36 °C. Vento fraco de oeste/noroeste passando para leste/sudeste.
Sábado (16)
A massa de ar quente segue atuando sobre o Estado. Entre manhã e o início da tarde, o sol causando a rápida elevação da temperatura, que pode chegar a 37°C. Entre a tarde e a noite, o intenso calor e a presença de perturbações nos níveis superiores da atmosfera, favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas.
Há risco para temporais isolados. A mínima prevista também será mais quente, ficando em torno de 25°C. Vento fraco de oeste/noroeste passando para leste/sudeste.
Domingo e segunda-feira (17 e 18)
A condição típica de verão predomina sobre a região do Vale do Itajaí. Os dias iniciam com sol, tempo firme e poucas nuvens, condição que favorece a rápida elevação da temperatura e calor acentuado no início das tardes com máximas que variam entre 34 e 36ºC.
Entre as tarde e noites, a presença do intenso calor e perturbações na atmosfera favorece a condição para pancadas isoladas de chuva com trovoadas. Há risco para temporais isolados.
Fonte: AlertaBlu