Marisol e Haco compartilham sua experiência de sucessão familiar em palestras

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Ao contrário de muitas empresas familiares que fracassaram no transcorrer das gerações, tanto a Marisol, de Jaraguá do Sul, quanto a Haco, de Blumenau, são dois bons exemplos de sucesso ao longo das décadas. Os empresários Giuliano Donini e Alberto C. Lowndes, das duas empresas respectivamente, participaram no último dia da Conferência ONDM – O Negócio da Moda com o talk-show “Brand, evolução e foco”, com a mediação de Mary Nicoliello da PWC.

Durante o bate-papo, os líderes enfatizaram que todas as empresas têm preocupação com a perpetuação da marca, mas, principalmente, as familiares. “Os familiares estão sempre preocupados em deixar o seu legado para os sucessores. Eles sabem que ninguém dura para sempre, mas que a marca pode ter longevidade, desde que alimentada de forma correta”, avalia Donini.

 

 Giuliano Donini, da Marisol
Giuliano Donini, da Marisol

 

Ambos os empresários afirmaram que o valor de uma marca tem muito a ver com os princípios dos familiares da organização. Tanto Donini quanto Lowndes enfatizam que seus antecessores sempre passaram que a empresa deveria ser justa, sustentável e contribuir com a sociedade onde está inserida, além de seguir valores éticos e princípios que nem sempre são respeitados pela concorrência. Adotar esses valores, na maioria das vezes, representa um valor mais alto nos preços das mercadorias. “Infelizmente, atualmente, 46% das roupas que são comercializadas no Brasil têm alguma informalidade, seja na nota fiscal ou nas obrigações sociais. E a informalidade ainda está muito presente no nosso segmento. Tudo isso acaba representando uma concorrência desleal. Mas, nós preferimos manter os nossos princípios e buscar inovações para driblar a crise”, diz Donini. Um exemplo da concorrência desleal são os mais de US$ 460 milhões em mercadorias têxteis chinesas que entram todos os anos no Brasil.

 

Alberto C. Lowndes, da Haco
Alberto C. Lowndes, da Haco

 

Para Lowndes não se pode ir contra o legado da família, que preza princípios éticos norteando as decisões de gestão. “Torna-se mais difícil competir com o mercado e é aí que entram os novos produtos. Temos que ter um diferencial e estar sempre investindo na marca”, afirma.

Há uns 15 anos, com a quebradeira de diversas empresas familiares e, a conseqüente entrega do controle para profissionais de mercado, esse tipo de gestão não era bem-vista. Porém, há uns cinco anos, com a volta de muitos líderes que já haviam se afastado do controle familiar, o mercado começou a receber bem a novidade. Além disso, as empresas familiares fizeram a lição de casa e investiram em assessorias profissionais para preparar a sucessão familiar.

Mesmo assim, os dados ainda são impactantes. Apenas 3% das empresas familiares chegam a quarta geração. “O negócio pode ser sustentável ou não. Tudo depende da família”, avalia Donini. Os especialistas comprovam que é possível ter uma sucessão familiar bem-sucedida, desde que sejam estabelecidos parâmetros bem claros de como será a sucessão dos herdeiros bem cedo.

Normas, rituais e disciplina são fundamentais. É necessário aprender a gerenciar conflitos que, se não forem bem administrados, podem gerar rupturas dolorosas na família. Por isso, muitas empresas de médio e grande porte desaparecem na primeira, segunda ou terceira geração. “O que não aconteceu com os dois palestrantes do ONDM, em que Marisol e Haco estão firmes no mercado e com a marca consolidada”, declara o organizador do evento, Ivan Jasper.

Informações sobre o ONDM: www.ondm.com.br