Margem esquerda está com 90% do enrocamento concluído

Blumenau-obras-margem

Serão utilizados mais nove mil metros cúbicos de material rochoso para finalizar a obra.

Texto: Denisse Lopes

A contenção da margem esquerda do rio Itajaí-Açu, no Centro, tomou novo fôlego. Ao longo de 1.500 metros, a obra está atualmente com 92% da proteção da encosta com pedras, o chamado enrocamento, já executada. Os valores investidos nesta etapa são de aproximadamente R$ 9 milhões, financiados pela Prefeitura de Blumenau junto ao Badesc.

As obras na margem vêm inclusive ocorrendo em expediente especial. As equipes trabalham também aos fins de semana para reforçar o andamento dos serviços no trecho que abrange desde a região da Prainha até a Ponte Aldo Pereira de Andrade.

Na primeira camada (cota 1,5 m a 6m), estão executados 1.360 metros de enrocamento, faltando 150 metros para conclusão. Já na segunda camada (cota 6,0 a 10m), são 1.100 metros de pedras aplicadas, restando mais 400 metros por executar. Em volume, as operações representam a colocação de 121 mil metros cúbicos de proteção com pedras. Serão utilizados mais nove mil metros cúbicos de material rochoso para finalizar a obra.

A contenção visa conter a erosão da margem esquerda, principalmente após a catástrofe de 2008, quando a correnteza danificou sensivelmente a área, deixando residências em situação vulnerável. A comunidade, através de uma comissão de moradores, tem acompanhado o andamento dos trabalhos em reuniões periódicas, contando com apoio de técnico da Secretaria Municipal de Obras.

Em recente encontro, também foi prestado suporte da Secretaria de Obras, Secretaria de Defesa do Cidadão, Faema e Samae no auxílio aos processos de liberação da área, considerada de risco. Entre as providências, está a avaliação das residências e o encaminhamento de licenças ambientais para reformas nos imóveis, garantindo o pleno retorno dos moradores. O Samae coordena ainda ações para a implantação da rede de esgoto na rua Uruguai, para atendimento do esgotamento à região.