Março terá uma programação especial voltada para esclarecimentos sobre a epilepsia em Blumenau. O Dia Roxo, Purple Day, é um esforço internacional dedicado a aumentar a consciência sobre a doença em todo o mundo. As atividades iniciam no dia 1º de março, com a iluminação do prédio da prefeitura e das pontes de Ferro e da Havan.
Em 26 de março, anualmente, as pessoas são convidadas a se vestir de roxo nos eventos em prol da consciência da epilepsia, uma doença neurológica crônica grave, mas tratável. Existem pelo menos 3 milhões de brasileiros que enfrentam esse problema de saúde, a maioria de causa adquirida. A cada dia são constatados 300 novos casos no país.
O preconceito e estigma em relação à epilepsia ainda existem, devido, principalmente, ao desconhecimento e à falta de informação. Em Blumenau, foi sancionada pelo ex-prefeito Napoleão Bernardes a Lei nº 8.085/2015 que instituiu o “Dia Municipal da Epilepsia” e o “Março Roxo Blumenau” de Conscientização da Epilepsia.
Desde a aprovação da lei, o Movimento Março Roxo Blumenau tem organizado inúmeras ações na cidade. O evento era organizado pela advogada Priscila Francisca Krieger, mãe de uma menina com a doença, que anunciou no início de fevereiro a mudança na coordenação.
A organização neste ano ficou por conta da professora de educação especial Adrieli Francisco Bueno. Mais do que alguém à frente da iniciativa, ela é portadora de epilepsia: “Eu trabalho com crianças com algum tipo de deficiência e dificuldade de aprendizagem. Muitas crianças são exclusas dentro do meio educacional. Como tenho essa doença, sei bem como é isso, porque passei por isso na infância e adolescência. Meu objetivo é que as pessoas se sintam incluídas e não excluídas da sociedade, e as crianças sejam tratadas de forma igual”, disse a pedagoga que completa 38 anos no próximo sábado. Adriele foi diagnosticada com a doença aos 9 anos, inclusive ontem sofreu uma convulsão, mas está bem.
Programação
1º de março, quarta-feira: iluminação do prédio da prefeitura e das pontes de Ferro e da Havan – durante todo mês.
5 de março, domingo, às 9h: voluntários pintam a ponte Desembargador Pedro Silva, na proximidade da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), na Rua XV de Novembro.
11 de março, sábado, às 16h: Piquenique da Inclusão, com roda de conversa, troca de conhecimentos, com músicas tocadas ao violão/Parque Ramiro Ruediger.
26 de março, domingo, às 9h: Tenda da conscientização, na Escadaria de Igreja Matriz, na Rua XV de Novembro. Profissionais da saúde vão esclarecer dúvidas sobre a doença e proporcionar procedimentos simples gratuitos à comunidade (exame da pressão, glicose, entre outros).
Com informações de Sérgio Antonello, da SECOM/BNU