Manutenção preventiva no ETAII pode causar falta de água em 22 bairros nesta terça-feira (11/06)

 

 

 

Na terça-feira (11/06/19), a Estação de Tratamento II (ETA II) passará por manutenção preventiva, com início dos trabalhos previsto para as 6h. O objetivo é garantir que a estação continue funcionando para evitar interrupção abrupta no futuro. Os serviços vão se concentrar nos desvios artificiais existentes no reservatório de contato chamados de “chicanes”.

O diretor de Operações do Samae, Guto Reinert, explica que o procedimento faz parte do plano de manutenção preventiva da autarquia para proteger os equipamentos. “Quando a Celesc retirou o conduto na Usina do Salto, realizamos uma das etapas de manutenção na entrada da ETA II, onde há a captação de água bruta. Agora é extremamente necessário realizar reparos nos chicanes. Como são peças grandes, optamos por fazer o procedimento em uma época mais fria por conta do menor consumo de água”.

Para a realização dos serviços poderá ocorrer intermitência no abastecimento nos bairros atendidos pela ETA II. O Samae conta com a colaboração dos moradores, para que economizem água neste período. Vale ressaltar a importância da caixa d’água nestas ocasiões. Isso porque os reservatórios minimizam consideravelmente estes possíveis impactos. A previsão é encerrar as melhorias às 17h. Além disso, em alguns momentos o sistema também poderá apresentar instabilidade, deixando a água turva.

O diretor-presidente do Samae, André Espezim, explica que, quando uma unidade de tratamento não funciona bem, a qualidade final da água acaba sendo afetada. “Por isso, a manutenção programada é importantíssima para evitar a interrupção do tratamento de água, diminuição de reparos emergenciais, redução de custos, além de contribuir para durabilidade dos equipamentos. Pedimos a colaboração e paciência das famílias para a realização dos trabalhos, que é um benefícios para todos”, disse.

Os bairros atendidos pela ETA II são: Água Verde, Do Salto, Escola Agrícola, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Pequena, Velha Grande, Velha Central, Vila Nova, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta e Itoupava Norte. Inclui ainda o Tribess, Nova Esperança, Badenfurt, Itoupava Central, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Salto do Norte e o Testo Salto.

As informações foram passadas por Sílvia Regina, assessora de comunicação do SAMAE.