Männerchor Liederkranz faz nova apresentação para celebrar os seus 115 anos em Blumenau

Depois do sucesso em agosto, o novo show está agendado para amanhã, sexta-feira (6/09), no Centro Cultural 25 de Julho.

Foto: divulgação

Fundado em 1909, o tradicional coro masculino Männerchor Liederkranz, do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, celebra seus 115 anos com uma nova apresentação nesta sexta-feira (6/09/24). A primeira aconteceu no dia 17 de agosto na Igreja do Espírito Santo, da comunidade luterana no Centro.

Sob a regência de José Carlos Oechsler e com o acompanhamento do pianista Hans Jurgen Jopp, o concerto trará um repertório diversificado, incluindo peças de compositores renomados como Beethoven, Mozart, Schubert e Weber, além de canções sacras e folclóricas alemãs e brasileiras.

A apresentação será realizada no Centro Cultural 25 de Julho, com entrada gratuita para o público. O evento faz parte das comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, reforçando a importância da preservação da cultura germânica em Blumenau.

Os organizadores recomendam que o público chegue cedo, pois as vagas serão limitadas conforme a capacidade do local. O grupo é uma das principais atrações da Oktoberfest Blumenau com o show “Encontro dos Velhos Camaradas” (Alte Kameraden Treff). O sucesso foi tanto, que passou a ser convidado para eventos como Festa Pomerana e Festa do Imigrante. Muitas pessoas e até parte da imprensa ainda confunde o nome do show com do próprio grupo.

Após o concerto, haverá um jantar especial com adesão no valor de R$ 45,00 por pessoa. O cardápio contará com pratos típicos da culinária germânica, como goulash, mignon suíno, peixe Baden Baden e nhoque de aipim com molho de figos, entre outras opções.

Concerto de 115 anos do Männerchor Liederkranz
Data e horário: Sexta-feira (6/09), às 20h
Local: Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau (Rua Alberto Koffke, 354, Centro)

História

A história do Männer Gesangverein Liederkranz em Blumenau começou com a criação do grupo no dia 26 de maio de 1909. Com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade musical, o maestro Heinz Geyer, discípulo de Richard Strauss, passou a reger os integrantes em 1921. Novas mudanças ocorreram a partir de 1936, quando o Liederkranz se fundiu com outros grupos para formar a Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes.

Depois de décadas, os membros do coro masculino decidiram se reestruturar e retomar o trabalho de forma independente. E foi assim que, em 1961, o coro passou a fazer parte do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau.

Mas foi somente a partir de 1962 que o nome conhecido até hoje passou a ser Männerchor Liederkranz. O coro masculino é composto por 40 participantes, sendo regido pelo maestro José Carlos Oechsler, e conta com o talento do pianista Hans Jurgen Jopp.