Servidores(as) públicos de Blumenau lotaram a Praça Victor Konder, localizada na frente da prefeitura, no dia de mobilização nacional contra a Reforma Administrativa (PEC32). A ação que aconteceu na tarde desta quarta-feira (18/08/21) teria reunido mais de 900 pessoas, segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb)
A assembleia geral foi a primeira presencial depois do início da pandemia. Na pauta também estava a data-base da categoria, que em função do congelamento dos salários, teria acumulado uma perda de 13,10%. O sindicato alega falta de negociação por parte da prefeitura.
Outra bandeira levantada, foram a aposentadoria e o ISSBLU (Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor de Blumenau), tendo em vista o projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores que institui o Regime de Previdência Complementar, reflexo da Reforma da Previdência nacional.
PEC 32/20
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, do Poder Executivo, altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
A proposta altera 27 trechos da Constituição e introduz 87 novos, sendo quatro artigos inteiros. As principais medidas tratam da contratação, da remuneração e do desligamento de pessoal, válidas somente para quem ingressar no setor público após a aprovação das mudanças.
Para mais informações sobre a PEC, clique aqui.