Manifestação reúne centenas de pessoas no Centro de Blumenau

Concentração na frente da prefeitura de Blumenau

 

Por Claus Jensen, com fotos de Luiz Carlos Zimmermann

Na tarde deste domingo (18/12/16), uma manifestação protestando contra a PEC 287 reuniu sindicalistas, advogados e população de Blumenau contra as novas regras da aposentadoria. As faixas “Queremos transparência, não há rombo na previdência”, “Aposentadoria aos 65 anos não”, “Todos contra a PEC da reforma da previdência”, davam voz para as pessoas neste protesto.

A concentração foi marcada às 15h em frente da prefeitura. Depois os manifestantes seguiram pelas ruas Amadeu da Luz , 7 de Setembro e Presidente John Kennedy (ao lado do Teatro Carlos Gomes), onde fizeram uma parada em frente ao prédio do INSS.

No local falaram sobre a inexistência de déficit, a perda de direitos consagrados, lembraram que muitos brasileiros jamais chegarão aos 65 anos de idade, principalmente os trabalhadores braçais, de chão de fábrica, com atividades especiais, rurais, etc…  Depois das palavras de protesto, voltaram à prefeitura pela Rua XV de Novembro, Centro de Blumenau.

 

 

O percurso foi acompanhado pela guarda de trânsito que garantiu a segurança dos participantes. Para o organizador, advogado e professor universitário de direito previdenciário, Dr. Hélio Gustavo Alves, o evento foi um sucesso, pelo número de pessoas que conseguiram reunir nessa semana que antecede o Natal.

“Em apenas uma semana de organização, conseguimos reunir cerca de 600 pessoas, com integrantes do SINTRAFITE, Sindicato dos Bancários e Comissão Previdenciária da OAB. Conseguimos a participação de muita gente e tenho certeza que a próxima manifestação (não marcada) vai triplicar a participação”, comenta. Dr. Hélio lembra que como a PEC foi recentemente aprovada pelo Senado, a sociedade ainda não teve tempo de sentir o impacto que terá em suas vidas. Ele acredita que até fevereiro conseguirão modificar essa proposta.

Em várias cidades do Brasil houve protestos contra a PEC 287, em Santa Catarina, além de Blumenau, só Florianópolis. O advogado previdenciário Luiz Carlos Zimmermann também participou da manifestação e enviou a maioria das fotos dessa matéria. O amigo Jadir de Amorim, repórter cinematográfico da TV Galega, também registrou o evento e cedeu as imagens para nós.

 

Foto: Jadir de Amorim

Foto: Jadir de Amorim

 

Foto: Jadir de Amorim

 

Segue um vídeo com imagens captadas por Carlos Pimpão e edição de Mirian Mesquita, ambos da Pacto Vídeo.