Fotos: Luciano Bernz
Desde às 15h desta terça-feira (18), os trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau estão protestando de forma pacífica contra a falta de segurança nos terminais de ônibus da cidade. Apesar do Sindetranscol alegar que tentou negociar várias vezes para evitar a greve, não houve acordo com o Seterb e Consórcio SIGA. Mas isso foi só um aviso, afinal a paralisação se estendeu somente por 1h30min, e não impediu os trabalhadores de ir ou vir ao seu trabalho. Mas claro, o fato dos motoristas não cumprirem os seus horários, prejudicou muitas pessoas.
Em entrevista ao site OBlumenauense, a paralisação já tinha sido adiantada pelo sindicalista Ari Germer no dia 6 deste mês, caso não fossem atendidas algumas reivindicações básicas. Entre elas, podemos destacar três:
- Segurança nos terminais;
- Fim dos pontos finais de ônibus nos bairros;
- Iluminação dos estacionamentos nos terminais.
Um documento havia sido protocolado no dia 28 de Janeiro para o Diretor dos Transportes do SETERB, Lairto Leite. O aviso foi dado, agora é esperar que sejam tomadas providências, porque ficou bem claro por parte do sindicato, que não serão mais aceitas ações de longo prazo. A preocupação principal é a segurança com os trabalhadores da categoria. E nisso, realmente eles tem razão. A violência em Blumenau está assustadora, também nos terminais … e já faz algum tempo.
Veja as fotos de Luciano Bernz, feitas por volta das 16h15min no Terminal Fonte, início da Rua Amazonas. Uma viatura do SETERB acompanhava o protesto.
Terminal PROEB