Mais uma tentativa de destravar obra que iniciou há mais de 10 anos em Blumenau

Audiência na Alesc busca soluções com o secretário de Infraestrutura para retomar o prolongamento da Via Expressa.

Imagem do prolongamento no final da Via Expressa | Imagem: Google Maps (Street View) Julho de 2024

A novela do prolongamento da Via Expressa, em Blumenau, ganha mais um capítulo na próxima terça-feira (20/05), com uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A proposta é mais uma tentativa de fazer avançar a obra iniciada em 2014 e que, mais de uma década depois, segue longe de ser concluída.

O encontro foi proposto pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) e terá como foco o diálogo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper (MDB), que participa da audiência como representante do atual governo. Embora a paralisação seja reflexo de gestões anteriores, espera-se que Comper possa apresentar caminhos para tirar o projeto do papel e garantir sua continuidade.

Com investimento previsto de quase R$ 140 milhões, o projeto visa criar uma ligação de 15 quilômetros entre a SC-108, na Vila Itoupava, e a Via Expressa, no acesso à BR-470. A obra é considerada fundamental para aliviar o tráfego na região Norte da cidade, especialmente na Rua Dr. Pedro Zimmermann, um dos principais corredores urbanos de Blumenau.

Até agora, apenas os três primeiros quilômetros chegaram a ser iniciados, mas os trabalhos estão paralisados desde agosto de 2024. Durante vistoria recente ao local, Napoleão encontrou o canteiro em situação de abandono, com acúmulo de entulhos. “A população merece respostas e ações efetivas”, afirmou. A audiência será realizada às 9h, na sede da Alesc, em Florianópolis, e é aberta ao público.

Final do asfalto que dá acesso à Rua Theodoro Pasold | Imagem: Google Maps (Street View) Julho de 2024
Viaduto sobre a Rua Guilherme Scharf | Imagem: Google Maps (Street View) Julho de 2024
Viaduto sobre a Rua Guilherme Scharf | Imagem: Google Maps (Street View) Julho de 2024