Mais segurança e conectividade para visitantes no Parque das Itoupavas, em Blumenau

Entre as 20 câmeras de monitoramento instaladas, duas destacam-se pela tecnologia OCR, capaz de reconhecer placas de veículos com alta precisão.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Os frequentadores do Parque das Itoupavas, em Blumenau, agora contam com mais segurança e conectividade. A Prefeitura instalou 20 novas câmeras de monitoramento e cinco pontos de acesso Wi-Fi, oferecendo uma experiência mais completa para as famílias que visitam o local.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Os equipamentos, conectados ao Sistema Blumenau Conecta, foram estrategicamente posicionados ao longo de toda a extensão do parque, abrangendo entradas, saídas e áreas de lazer. Entre as câmeras, duas destacam-se pela tecnologia OCR, capaz de reconhecer placas de veículos com alta precisão. As imagens são armazenadas no DataCenter da Prefeitura e monitoradas pela Central de Controle Operacional (CCO). Em breve, também será implementado o reconhecimento facial para reforçar ainda mais a segurança.

O investimento de R$ 223,7 mil, oriundo de emenda parlamentar e recursos próprios, inclui uma estrutura de fibra óptica que conecta o parque diretamente à Prefeitura. De acordo com o secretário de Gestão Governamental, Alexandro Fernandes, a infraestrutura foi planejada com vistas a futuras expansões do parque. “Já deixamos tudo pronto para a instalação de novos equipamentos, acompanhando os projetos de ampliação do Parque das Itoupavas”, explicou.

Além de garantir mais segurança, o acesso Wi-Fi facilita a conectividade dos visitantes, integrando-os a serviços públicos e informações do Blumenau Conecta. Para o diretor de Infraestrutura Tecnológica, Alexandre de Carly Ronsani, essa tecnologia aprimora a experiência dos 20 mil visitantes que passam mensalmente pelo parque.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]
Foto: Eraldo Schnaider [PMB]