Polêmicas, as multas através das lombadas eletrônicas dividem opiniões. A palavra “indústria da multa” sempre está associada à arrecadação, ainda mais porque a maioria das pessoas questiona o destino desse dinheiro.
Em Blumenau mais de seis mil pessoas já foram multadas, desde que as lombadas eletrônicas e radares estáticos foram colocados em funcionamento. Mas deste total, 10% do valor de cada multa vai para a Polícia Civil, outros 10% para a Polícia Militar, 5% para o Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (FUNSET) e 1% para o PASEP. Como ela vem pelos Correios, R$ 12,38 são usados para as taxas de envio e ainda tem R$ 2,65 que são descontados da tarifa bancária.
Mesmo assim, o SETERB acaba ficando em média com 50% do valor. Em tese, esse dinheiro atende à investimentos em educação no trânsito, sinalização e engenharia de tráfego. Tem outro detalhe: o valor das multas só deve chegar à autarquia em meados de abril e maio de 2015. Se o dinheiro for aplicado conforme manda a lei, tudo está perfeito.