Assim como muitos de vocês, nós também recebemos muitas imagens da ressaca e mar agitado que a Secretaria de Estado da Defesa Civil havia emitido o alerta nesta semana. Desde sexta (28/10/16) até a madrugada deste sábado (29), mais de 30 pontos costeiros registraram ressaca do mar. Apesar da dimensão, a água causou alguns estragos nas proximidades da Costa Catarinense. As defesas civis municipais fazem o levantamento dos prejuízos.
Os coordenadores regionais da Defesa Civil SC também auxiliam os municípios no trabalho. Na madrugada deste sábado em Navegantes, o Bairro do Gravatá teve sua orla atingida pelas ondas, principalmente no Pontal Norte. O coordenador regional de Itajaí Eliezer Cardozo, orientou a defesa civil municipal para que fizesse um levantamento detalhado referente aos danos e prejuízos causados pelo fenômeno. Conforme ele, a água destruiu calçadas e decks e atingiu estrutura pública de recreação.
Imagens registradas por Rolf Hartmann na praia de Gravatá, em Navegantes (SC)
Em Itapoá, a ressaca do mar causou erosão em vários pontos da orla, acumulou lixo e inundou a via pública. Conforme as informações que o coordenador regional de Joinville Antônio Edival Pereira repassou, 2 famílias ficaram desalojadas em Balneário Paese, 1 residência com risco de desabamento, a água também destruiu decks e danificou 6 Postos de Guarda Vidas sendo que 1 posto foi destruído.
Em Tijucas, segundo o coordenador regional da Defesa Civil SC de Florianópolis, Ricardo Ângelo Volpato, a ressaca provocou danos em via pública e atingiu residências. A defesa civil municipal de Tijucas orienta e reforça o alerta sobre a maré aos moradores. Conforme ele, 40 pessoas ficaram desalojadas e 10 residências foram afetadas.
Confira a lista com registro de ressaca:
- Navegantes
- Itajaí
- Balneário Camboriú
- Balneário Piçarras
- Penha
- Itapema
- Porto Belo
- Bombinhas
- Paulo Lopes
- Florianópolis
- Itapoá
- Joinville
- São Francisco do Sul
- Balneário Barra do Sul
- Tijucas
- Governador Celso Ramos
- Biguaçu
- São José
- Florianópolis
- Palhoça
- Paulo Lopes
- Garopaba
- Imbituba
- Laguna
- Jaguaruna
- Balneário Rincão
- Morro dos Conventos
- Balneário Arroio do Silva
- Balneário Gaivota
- Passo de Torres
- Araranguá
- Mar para o fim de semana
O gerente de Monitoramente e Alerta da Secretaria de Estado da Defesa Civil SC, Frederico Rudorff, analisou o maregrama deste sábado e mostra que a maré residual perdeu bastante intensidade. Segundo ele,ao sul da Grande Florianópolis o vento será menos intenso que ontem e deve virar para o quadrante norte, o que favorece a maré meteorológica negativa. “Da Grande Florianópolis ao Litoral Norte o vento permanece do quadrante sul, porém com menor intensidade. A ondulação diminui gradativamente ao longo deste sábado”, diz.
Rudorff, alerta ainda que deve ocorrer inundações costeiras e ressaca neste sábado, com maior risco entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, porém com menor intensidade que as registradas nesta madrugada.
Recomendações da Defesa Civil SC:
Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.
Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.
Alagamentos/inundações: evitar transitar e dirigir em pontilhões, pontes submersas e em lugares alagados.
Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina
Imagens da praia de Gravatá, em Navegantes (SC), registradas por Rolf Hartmann