A Sommerfest Blumenau encerrou a edição de 2019 com público total de 24.599 pessoas. Os visitantes consumiram 11.972 itens de alimentação e beberam 64.202 copos de chope. A festa contou com inovações neste ano, sendo um dos destaques a alteração das datas, já que a festa ocorreu nas sextas e sábados, e não mais nas quintas e sextas; o primeiro desfile de rua, nos mesmos moldes dos da Oktoberfest, que aconteceu na Alberto Stein; e, além disso, o sistema cashless para compra, que facilitou a experiência do público.
Em comparação com o ano passado, houve diminuição de 44,6% no consumo de alimentação, e 11% no consumo de chope. A Sommerfest 2019 ocorreu de 11 de janeiro a 2 de fevereiro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, período marcado por altas temperaturas e temporais de verão.
Segundo Ricardo Stodieck, secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, “a queda de público e de índices de consumo foi sentida nos eventos e turismo em toda a região do Vale Europeu e no litoral catarinense. Um dos fatores pode ser a redução de turistas Argentinos“, afirma.
Outra novidade da festa foi a mudança no repertório musical do Eisenbahn Biergarten, se dedicou a estilos como rock, pop e sertanejo universitário, deixando o protagonismo da música germânica para o setor 1.
Resgate do saldo residual
Quem não utilizou todo o crédito de seu OktoberKarte na Sommerfest 2019, pode fazer a solicitação de reembolso via internet, clicando aqui, até 18 de março. O saldo residual deve ser reembolsado na conta informada em até 30 dias após a solicitação. Quem fez sua carga via cartão de crédito receberá o reembolso em até três próximas faturas do cartão. Embora o OktoberKarte seja válido também para a Oktoberfest 2019, o saldo remanescente não fica armazenado no cartão.
A Sommerfest Blumenau 2019 foi realizada pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e do Parque Vila Germânica. As informações foram passadas por Ana Matesco, assessor de comunicação da prefeitura de Blumenau.