Mais de 21% das pessoas que agendaram procedimentos na Policlínica não compareceram

Foto: Michele Lamin
Foto: Michele Lamin

 

Nos dez primeiros dias após o retorno dos serviços e profissionais para o prédio, a Policlínica Lindolf Bell realizou 4.947 atendimentos à população, entre consultas com especialistas, exames e cirurgias ambulatoriais. No período, foram registradas também 1.329 faltas de pacientes a procedimentos agendados, o que corresponde a uma taxa de absenteísmo superior a 21%.

No final de março, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), entregou as obras de reforma da unidade, que contou com investimento total de R$ 2,45 milhões, entre recursos municipais e estaduais. As melhorias abrangeram a revitalização estrutural do prédio e a redistribuição do espaço, o que possibilitou a separação de serviços por áreas.

A secretária de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar, reforça que todos os setores que estavam funcionando temporariamente em outros locais, já voltaram para a Policlínica e estão atendendo o público normalmente desde o dia 2 de abril. “Por alguns meses, tivemos que fazer a transferência desses serviços. No entanto, com a entrega das obras, a estrutura e os profissionais já regressaram para o prédio. A fim de evitar confusão, temos dois servidores, um pela manha e outro à tarde, ligando para os pacientes com atendimento agendado para avisá-los sobre o retorno das atividades na Policlínica”.

A Policlínica

Com cerca de 135 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos administrativos, a Policlínica Lindolf Bell realiza cerca de 15 mil atendimentos por mês. Além das consultas em diversas especialidades médicas, a estrutura oferece exames de alto custo, audiometria, eletroencefalograma, eletrocardiograma, biópsias, cirurgias ambulatoriais, atendimentos a pacientes ostomizados, Serviço Multiprofissional de Atenção em Educação e Saúde (Sermaes), dispensação de leite especial, entre outros.

Com informações de Felipe Elias [PM]