Na noite desta terça-feira (6/12/22), a Estação de Tratamento de Água ETA II, no bairro Salto em Blumenau, ainda estava operando com 80% de sua capacidade. O motivo foi um novo aumento nos níveis de turbidez no Rio Itajaí-açu, identificados no período da tarde. Isso significa que veio muita sujeira levada pela água das fortes chuvas que caíram no Médio Vale do Itajaí.
Os técnicos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Blumenau fizeram uma nova avaliação na situação e os decantadores precisaram de outra limpeza na madrugada desta quarta-feira (7). Neste período, a ETA trabalhou com 60% de sua capacidade de tratamento de água.
Os problemas no abastecimento de água prosseguirão hoje (7), enquanto os níveis de turbidez não diminuírem. Os bairros afetados são Água Verde, Do Salto, Escola Agrícola, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Pequena, Velha Grande, Velha Central, Vila Nova, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta e Itoupava Norte. Inclui ainda o Tribess, Nova Esperança, Badenfurt, Itoupava Central, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Salto do Norte e o Testo Salto.
Por isso é muito importante o uso consciente da água, evitando grandes volumes. Com a chegada do verão, e a normal falta de água, é importante aumentar a capacidade de reservação buscando uma caixa que possa guardar um volume maior.