Maior Roda Gigante Estaiada da América Latina deve ser inaugurada em dezembro

 

 

 

 

Quem passar nesta sexta-feira (2/09/20) pela Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, começa a ficar na expectativa de como ficará a FG Big Wheel, que se destaca no pontal norte da orla. Os trabalhos no terreno onde está sendo finalizada a estrutura da maior roda gigante estaiada da América Latina começaram em outubro de 2019 e a estrutura que veio da China está sendo montada há pouco mais de um mês.

As cabines foram produzidas na Holanda e os sistemas eletrônicos na Alemanha. Com um design leve, limpo e elegante, os turistas terão uma experiência a 82 metros acima do nível do mar e o diâmetro da roda tem 65 metros. Suas 36 cabines climatizadas tirarão um pouco do calor sufocante do Vale do Itajaí, ao qual a princesa do Atlântico catarinense ainda faz parte.

 

 

Segundo o engenheiro da obra Marcelo Anderle, o cronograma geral do empreendimento está com 62% executado. Já a roda gigante já passou dos 50%. “A montagem tem sido um grande desafio de engenharia, sendo gerenciada pela Construtora Mestra, juntamente com equipes de montagem mecânica e uma empresa certificadora da qualidade e segurança dos trabalhos que estão sendo executados. No momento aproximadamente 50 profissionais, equipes de arquitetos, e quatro engenheiros estão envolvidos diretamente no empreendimento, além de um rigoroso acompanhamento quanto aos cuidados ao meio ambiente”.

Erondi Roveda salienta a importância das equipes multifuncionais e internacionais que estão envolvidas. “Eles têm se dedicando de forma integral para atender o cronograma. Faltando agora menos que 100 dias, tudo está sendo muito bem analisado e planejado, bem como a execução acompanhada de muito perto. Estamos muito orgulhosos do time que formamos e, ansiosos para comemorar com todos os envolvidos”.

O complexo que está recebendo a roda gigante está numa área privada de 37,5 mil², e mais de 57 mil m²  contando a faixa de marinha e vai utilizar menos de 2% da área total do terreno. Os visitantes vão poder usufruir de áreas de convivência com praça de alimentação, lojas de souvenirs e banheiros, em um local com segurança, iluminação e Wi-fi. O espaço vai ser aberto ao público e apenas o que for consumido será cobrado. Toda a estrutura vai se conectar ao Deck do Pontal Norte, que já foi reformado pela empresa.

 

 

RETOMADA DO TURISMO

A montagem da estrutura deve ser finalizada em outubro. Depois a roda gigante vai passar por um mês de testes. A previsão é que a inauguração seja na primeira quinzena de dezembro, o que vai atrair mais turistas para a praia que é uma das mais desejadas do Brasil. “As pessoas se sentem seguras em Balneário Camboriú, porque já conhecem muito bem o destino e sabem da qualidade. A expectativa é que com a abertura do empreendimento para a temporada, a FG Big Wheel possa contribuir para a retomada do turismo regional. Vai ser a grande novidade e as pessoas certamente vão querer ver e conhecer a roda gigante,” comenta Cícero Fiedler, diretor de negócios da empresa.

A experiência do visitante na roda gigante vai ser de 20 minutos num passeio silencioso, limpo e seguro. Similar no seu design à London Eye, de Londres, a FG Big Wheel vai operar em horário diferenciado, tornando também uma atração de lazer noturno. O valor do ingresso ainda não foi definido. “Queremos oferecer um preço mais acessível e com desconto especial para quem comprar pela internet. Até porque a ideia é criar horários de visitação para não deixar as pessoas esperando na fila”, conta o diretor comercial da FG Big Wheel, Ricardo Fiedler.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Valdir Walendowsky, a instalação de um equipamento turístico como a roda gigante demonstra o quanto os empresários Cícero Fiedler, Ricardo Fiedler e Erondi Roveda acreditam no crescimento do município. “Cidades de grandes destinos turísticos do mundo hoje tem um equipamento como esse, e felizmente nossa cidade também vai ter por iniciativa desses empreendedores que têm visão de futuro. Agradecemos o empreendimento por acreditar no poder público que trabalha criando infraestrutura para que a cidade cresça dentro dessa realidade de ser um ícone na América do Sul”.

A nova atração vai incrementar não apenas o turismo de Balneário Camboriú. A expectativa é que muitos turistas que estejam pela região e cidades próximas venham para conhecer a FG Big Wheel. Espera-se um movimento entre 450 mil e 600 mil pessoas por ano. Além disso, o empreendimento vai movimentar a economia com a geração de 40 empregos diretos e 40 indiretos na baixa temporada e passando de 100 pessoas durante o verão.

“É um marco na história de Balneário Camboriú ter este grande e belíssimo empreendimento. Ele vai agregar valor a outros equipamentos turísticos que já temos na cidade e na região também. Além disso, vai fazer com que novos empreendimentos na área do turismo sejam projetados, como nós já estamos sabendo de pessoas que querem empreender nessa cidade maravilhosa”, ressalta Valdir Walendowsky. “Para nós é um verdadeiro orgulho ter nosso empreendimento em Balneário Camboriú. Somos muito gratos pela administração municipal e a população receber tão bem o projeto, com uma aceitação tão forte” complementa Cícero.

RESERVA PARTICULAR

A área da FG Big Wheel também vai ser transformada em “Reserva Particular do Patrimônio Natural”, já que 55% dos 37.500 m² vão ser destinados à conservação, pesquisa e estudo ambiental com a criação de uma RPPN (Reserva Privada do Patrimônio Natural). Para o restante da área, nos próximos anos, está no planejamento criar uma estrutura completa de trilhas ecológicas e mirantes ligados ao deck do Pontal Norte. A manutenção vai ser toda custeada pelo empreendimento e o acesso será gratuito. “Educação ambiental é um compromisso nosso com as escolas. Queremos criar uma visita interativa para os alunos do ensino fundamental. Além do passeio na roda gigante sem custo, os alunos vão poder fazer um estudo e atividades ligadas ao meio ambiente”, destaca Ricardo.

Foram mais de 100 medidas mitigatórias firmadas entre o empreendimento e o município de Balneário Camboriú. São ações que vão desde contrapartidas, como por exemplo, a manutenção do deck do pontal norte, até o uso de lâmpadas especiais, para que a iluminação da FG Big Wheel não interfira na fauna local.