Liz Truss renunciou ao cargo de primeira-ministra britânica nesta quinta (20/10)

A decisão foi comunicada na manhã.

Foto: divulgação

O Reino Unido foi surpreendido com o anúncio de Liz Truss, que renunciou ao cargo de primeira-ministra e de líder do Partido Conservador. Ela sucedeu o mandato de Boris Johnson marcado por crises em uma das maiores potências mundiais.

A inflação no Reino atingiu o índice de 10,1% em setembro, contra 9,9% em agosto, estimulada pelos preços dos alimentos. A notícia interessa ao Brasil e Santa Catarina, já que há uma relação de comércio bi-lateral.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (20/10/22) na frente do escritório em Downing Street.  “Reconheço que, dada a situação, não posso entregar o mandato pelo qual fui eleita pelo Partido Conservador. Portanto, falei com Sua Majestade o Rei para notificá-lo de que estou renunciando ao cargo de líder do Partido Conservador”, disse Trust durante a entrevista coletiva.

A segunda mulher a ocupar o cargo neste século estudou filosofia, política e economia no Merton College, Oxford.  A carreira política começou quando entrou para o Parlamento Britânico em 2010. Dois anos depois, foi nomeada Subsecretária de Estado Parlamentar para Educação e Assistência Infantil.

Entre 2014 e 2016, atuou como Secretária de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais. A conservadora foi ainda Lorde Chanceler, secretária de Estado da Justiça e secretária-chefe do Tesouro.