Por Grayce Rodrigues
Descobrir novos talentos literários e oferecer espaço para veiculação aos melhores textos num grande periódico cultural. Esses são os principais objetivos do 7º Concurso de Contos, promovido pelo Grupo Livrarias Curitiba (que integra a rede de Livrarias Catarinense e Livrarias Curitiba) – pioneiro no Brasil com essa iniciativa. As inscrições estão abertas e vão até o dia 31 de julho.
Com caráter exclusivamente cultural e artístico, o evento é destinado a autores brasileiros com idade acima de 18 anos e que apresentem contos originais com temática livre ainda não publicados e nem premiados. “Sabemos que existem muitos talentos que não conseguem espaços para publicar seus textos, por isso decidimos realizar novamente esse concurso e dar a oportunidade aos nossos escritores”, explica Augusto Pedri, diretor de marketing da rede.
Na primeira edição em 2006, houve mais de 500 inscrições de todo o país. Na segunda, em 2009, foram mais de 700 participantes. Na terceira, em 2010, foram 1143 inscritos. Na quarta, em 2012, foram mais de 1300. Em 2015 foram mais de 900. Ano passado, mais de 1100 inscritos.
Além da publicação na revista ler&Cia (periódico do Grupo Livrarias Curitiba que tem circulação bimestral, tiragem média de 200 mil exemplares e circulação nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, locais onde a empresa mantém suas filiais), os autores dos seis melhores contos receberão um vale-compras de R$ 500 (quinhentos reais) cada, a ser gasto em qualquer produto numa das 26 lojas físicas do grupo ou nas compras on-line no site.
Como participar
Para concorrer, os interessados devem preencher o formulário com todos os dados do autor (nome completo, CPF, endereço completo com CEP, telefones com DDD, e-mails de contato e título de conto) clicando aqui. O prazo para inscrição é até o dia 31 de julho .
Cada participante poderá concorrer com até dois contos, sob qualquer tema e com até 3.000 (três mil) caracteres com espaços em cada um. Uma comissão julgadora vai eleger os seis melhores textos segundo os critérios de criatividade, originalidade e adequação às normas gramaticais da Língua Portuguesa vigentes. Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia 15 de agosto no site e redes sociais. O primeiro ganhador terá o conto veiculado na ler&Cia de setembro/outubro, o segundo ganhador na edição de novembro/dezembro e assim por diante.
“Com esse trabalho vamos incentivar a leitura, gerar interatividade com outras pessoas e compartilhar diferentes formas de pensamentos. Esse é o posicionamento da revista ler&Cia e do Grupo Livrarias Curitiba”, finaliza Pedri.