Por Moris Kohl
Ser um líder empresarial eficaz é uma tarefa desafiadora que exige um conjunto diversificado de habilidades e uma visão estratégica bem atualizada. Simon Sinek, escritor americano com livros como Comece Pelo Porquê e Líderes Se Servem Por Último, diz que “Grandes líderes devem ter duas coisas: uma visão do mundo que ninguém tem ainda e a capacidade de comunicar claramente essa visão”.
Diante disto, pontuei tópicos essenciais para líderes com atitudes iniciando pela COMUNICAÇÃO na coluna Gestão em Foco.
Comunicação Eficaz
“Quem não se comunica se trumbica”, frase que Chacrinha usava em seus programas na televisão. A comunicação clara e aberta é base para o sucesso de qualquer líder. Isso envolve não apenas transmitir informações de maneira precisa, mas também ouvir ativamente as preocupações e sugestões de sua equipe. A comunicação eficaz ajuda a construir confiança, resolver conflitos rapidamente e garantir que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa.
Temos quatro 4 tipos de comunicação: escrita, visual, verbal, não-verbal. Elas estão presentes no dia a dia de todos nós, seja no ambiente organizacional ou relacional. Buscar o entendimento, desenvolver e aprimorar vai ajudar você na sua liderança.
Esta habilidade pode ser desenvolvida e aprimorada, acompanhe as dicas abaixo:
Dicas para “você” melhorar a sua Comunicação:
- Melhore a comunicação: (escrita, verbal, visual e a linguagem corporal).
- Estude e pratique (especialmente sua comunicação corporal e verbal).
- Ouça antes de falar. Ser um bom comunicador é ser um bom ouvinte.
- Seja direto(a) com transparência ao emitir sua mensagem.
Planeje sua fala, obtenha todos os detalhes para reunir com colaboradores, clientes ou fornecedores. Falar sem planejar pode trazer prejuízos
Dicas para melhorar a sua Comunicação com seu time:
- Realize reuniões regulares e abertas com sua equipe.
- Planeje a reunião com sua equipe com a pauta, estudos e informações que possam agregar na reunião.
- Incentive o feedback e a participação ativa
- Use múltiplos canais de comunicação, chats, reuniões presenciais e espaços interativos.
A comunicação é a porta de entrada para acessar oportunidades no ambiente profissional e pessoal neste mundo conectado.
Como também pode ser o muro construído pela falta de habilidade do seu comunicador. Como Peter Drucker falou “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”.
Crie as oportunidades passo a passo para conseguir melhores resultados.
Moris Kohl é gestor, professor e consultor empresarial. Conselheiro de gestão, agrega sua expertise na gestão pública ocupando cargos estratégicos em Blumenau e no Governo do Estado de SC. Tem trajetória mais de 15 anos no terceiro Setor e entidades empresariais. Acompanhe pelas redes sociais através do LinkedIn e Instagram.