
Durante quase um mês, Blumenau respirou gastronomia raiz com mais uma edição do Comida di Buteco. Entre os dias 11 de abril e 4 de maio, 17 estabelecimentos da cidade participaram da disputa, apresentando petiscos inéditos, todos vendidos a R$ 35. E na noite de terça-feira (27/05/25), foi revelado o grande vencedor: o Lanches Ponto Certo, que encantou com o “Petisquinho do Ponto”, uma combinação de bife acebolado com linguiça Blumenau, farofa caseira e maionese.
O segundo lugar ficou com o Alek Bar, que apostou em um pão de queijo recheado com carne seca cremosa, acompanhado de geleia de pimenta. Já o Pastelle Pastelaria garantiu a terceira colocação com os “Minipigs”, uma porção de mini pastéis recheados com linguiça Blumenau.
A escolha envolveu votos do público e de jurados técnicos, cada grupo com peso de 50%. Os quatro critérios avaliados foram: o petisco (70% da nota), atendimento, temperatura da bebida e higiene (10% cada). É um julgamento técnico, mas que carrega um toque afetivo — afinal, comer bem em um buteco vai além do prato: envolve acolhimento, sabor e atmosfera.
E foi justamente isso que Rafael Siqueira de Borba e Franciele Rudolf conseguiram entregar ao atingir a primeira colocação. O casal à frente do Lanches Ponto Certo transformou um sonho despretensioso em negócio de família. Começaram vendendo lanches na garagem e, dez anos depois, comemoram a vitória na terceira participação no concurso — já haviam conquistado o segundo lugar em 2023. Em 2025, o título veio em meio a uma fase especial: além da filha Pietra, o casal agora espera mais um bebê.
📲 Participe do Canal OBlumenauense no WhatsApp clicando aqui.

Com o título municipal, o Lanches Ponto Certo avança para a segunda etapa do concurso, quando será avaliado por uma nova comissão de jurados. O Melhor Buteco do Brasil será conhecido em julho, durante um evento nacional que reunirá os vencedores dos 27 circuitos participantes.
Em Blumenau, o concurso contou com 17 estabelecimentos, que criaram petiscos inéditos e receberam o público entre os dias 11 de abril e 4 de maio. Os clientes puderam votar diretamente nos butecos, dando notas de 1 a 10 para cada um dos critérios. A pontuação final foi composta por 50% da votação popular e 50% da avaliação dos jurados.
Sobre o Comida di Buteco
Criado em 2000, em Belo Horizonte, o Comida di Buteco acontece hoje em cerca de 50 cidades, mobilizando mais de 1.100 butecos em todo o país. Desde 2016, o concurso passou a ter duas fases: uma para eleger os campeões locais e outra, nacional, para definir o Melhor Buteco do Brasil.
O concurso é financiado integralmente por marcas que apoiam os pequenos negócios familiares e a valorização da cozinha de raiz. Em 2025, os patrocinadores são: Eisenbahn, McCain, Santander, Getnet, Copa Energia, Sebrae e FYS. Em Blumenau, a competição conta ainda com apoio institucional e ações de promoção local.





Participantes da edição 2025 e seus pratos:
- ALEK BAR – Douradinho de Carne Seca
- BOTECO DO JONATHAN FERRARI – Pasteizinhos da Vovó
- CASA PORTELLA – Petisco do Portella
- CEBOLA BRAVA – Porco Bravo
- DARK SPORT BAR – Jubileu
- EMPÓRIO DO PASTEL – Petisco de Família
- ESPETINHO CÊ TÁ DOIDO – Raízes Nordestinas
- JACO’S BAR – Bolinho de Feijoada
- KIOSQUE DIVISA – Bolinho da Divisa
- LANCHES PONTO CERTO – Petisquinho do Ponto
- MEGA LANCHES NA BRASA – Mini Combo Buteco
- PASTELLE PASTELARIA – Minipigs
- POLPETTA ROCK GASTROBAR – Tutto Buono
- SEGREDOS DO MALTE PUB – Bruschettas Medieval
- SNOOP LANCHES – Petisco Tira-Gosto
- SR. PASTEL – Sr. Bolinho
- VARANDA AMAZÔNICA – Bolinho de Caranguejo
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky