A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) de Blumenau, lançou nesta terça-feira (23/07/24), o Selo Blu.E.In – Blu Empreendedor Inclusivo. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), do portal OBlumenauense, Sebrae, FURB, CDL, ACIB, COMPED e empresários locais.
Inicialmente, o objetivo é alinhar com entidades empresariais e universitárias a divulgação do selo e formar a comissão avaliadora intersetorial. Esta comissão criará os critérios de avaliação para a acessibilidade dos estabelecimentos, garantindo a certificação.
As empresas serão avaliadas quanto à capacidade de fornecer ambientes acessíveis e receberão selos em três categorias: ouro, prata e bronze. Empresas que se inscreverem, mesmo sem atender plenamente aos critérios, receberão o selo bronze como incentivo à inclusão. Para evoluir, receberão orientações sobre melhorias necessárias.
Conforme as empresas realizarem as mudanças, poderão ser reavaliadas e subir de categoria. O selo tem validade de 24 meses, após os quais será necessária nova validação para manter o direito ao uso.
O Selo Blu.E.In visa reconhecer locais que promovem inclusão e acessibilidade em Blumenau, garantindo segurança e autonomia para todos. Desde março, a Seidep realiza uma pesquisa com estabelecimentos e pessoas com deficiência para entender melhor as necessidades de acessibilidade.
Ainda dá tempo de participar da pesquisa, basta clicar em um dos formulários, um voltado para pessoas com deficiência e o outro para os gestores de estabelecimentos.
Confira como foi a apresentação do projeto no vídeo abaixo:
Concerto resgata a cultura musical dos primeiros imigrantes alemães na região de Blumenau