O município de Blumenau ganhou um “rótulo”, ou melhor, uma identidade visual. A Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica desenvolveram a marca Blumenau – A Capital Brasileira da Cerveja. A ideia posiciona a cidade como uma referência nacional na produção e comercialização da bebida.
A inspiração para a criação da marca surgiu dos principais ícones da cultura e imigração alemã. O lançamento está acontecendo durante esta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, em uma ação de marketing na Sommerfest, a Oktober de Verão.
A equipe de Marketing da Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica, juntamente com membros de Grupos Folclóricos de Blumenau, estão distribuindo bolachas de chope e adesivos que apresentam a nova identidade visual. A ação acontece na entrada do Setor 1, na parte interior da Vila Germânica. Além disso, foram instalados totens onde blumenauenses e turistas podem tirar fotos e registrar este momento. Durante toda a noite desta quinta-feira o espaço recebeu muitos visitantes. Muitos deles não conheciam os elementos presentes na arte e puderam aprender um pouco mais sobre a cidade.
“A logomarca retrata muito bem as belezas que Blumenau possui e são encantadoras”, contou a turista do Rio de Janeiro, Maria Aparecida Gonçalves, que pela primeira vez visita a cidade. “Este é um momento histórico para Blumenau. A cidade já é conhecida pelo público e pelo mercado como a Capital Brasileira da Cerveja, porém, agora ganha uma identidade visual que simboliza ainda mais essa referência”, afirma o presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo, Ricardo Stodieck.
De acordo com a agência Onewg, criadora do design, a arte possui em sua composição elementos presentes na arquitetura da cidade. A marca tem os traços de estruturas enxaimel, como da Prefeitura de Blumenau, do Castelinho da Havan, da torre do relógio da Catedral São Paulo Apóstolo, da Ponte de Ferro, de residências da Vila Itoupava e do Centro Histórico e das cervejarias artesanais. Na base inferior ainda consta a data de 1860, que se refere à primeira e mais antiga cervejaria de Blumenau, criada por Heinrich Hosang.
Para desenvolver a arte a agência utilizou cores que também retratam a identidade de Bumenau. Foram usados o vermelho e o amarelo, presentes na bandeira alemã, que remetem à imigração. A agência também se baseou em palavras que mostram a história de Blumenau, como, por exemplo, Tradição, Cultura, Festas, Gastronomia, Enxaimel e também foram utilizadas palavras que remetem à cerveja como Copo, Ingredientes, Fórmula, Espuma, Líquido, Caneca e Cervejarias Oficiais.
Texto: Felipe Rodrigues | via PMB