Laboratório de Alta Tensão da FURB faz o maior ensaio da sua história

laboratorio-alta-tensao_FURB_02

O Laboratório de Alta Tensão da FURB, que fica no Campus 2, fez um dos maiores e mais relevantes ensaios desde a implantação do espaço, em 2000. Foram testados cubículos de alta tensão que fazem parte de um pacote de fornecimento do cliente Grupo CEI para uma obra da SNEF Brasil/CEMIG, a reforma da subestação SE BH Sion, em Belo Horizonte, da qual farão parte 42 cubículos novos.

O Grupo CEI é uma empresa referência no segmento de engenharia elétrica e atua em diversos estados do Brasil com experiência e qualificação comprovadas na produção de painéis elétricos e prestação de serviços de infraestrutura.

laboratorio-alta-tensao_FURB_01

O ensaio, feito entre dias 15 de setembro e 1 de outubro, foi acompanhado de seis inspetores, do cliente, Grupo CEI, e da Snef Brasil/CEMIG. Do total de ensaios nos protótipos, a grande maioria foi feita na FURB e o restante dos ensaios, complementares, em laboratórios de SP (USP), RJ (CEPEL) e na Schneider-Electric (França), envolvendo grande coordenação logística para evitar atrasos e descumprimentos de prazos.

Cubículos

Conjuntos de manobra e controle, comumente chamados de cubículos, são painéis de alta tensão, que contemplam dispositivos de manobra, controle, medição, proteção e regulação, com interligações associadas, e dispostas no interior de invólucros metálicos.

Laboratório de Alta Tensão

Inaugurado oficialmente em abril de 2000, o Laboratório faz diversos ensaios padronizados, envolvendo principalmente alta tensão e elevação de temperatura (aquecimento). Atende clientes de SC, PR, RS, SP e MG e figura entre os principais laboratórios do gênero no Brasil.

Para o responsável, engenheiro eletricista Rafael E. Werlich, “assumimos o compromisso desde a fundação do laboratório de gerar receitas para a Universidade, não apenas se limitando a isso, mas tendo como consequência o aperfeiçoamento da engenharia nacional, oferecendo e disponibilizando serviços laboratoriais para que os nossos clientes, na maioria indústrias, possam melhorar seus equipamentos e consequentemente aumentar a confiabilidade de todo o sistema elétrico, principalmente na transmissão e distribuição de energia elétrica, campo de atuação do laboratório”.

O Laboratório de Alta Tensão contempla ainda o Laboratório de Análise de Óleos Isolantes, sendo o único laboratório do gênero em Santa Catarina, aberto a comunidade, oferecendo análises em óleos minerais isolantes de transformadores.

Para acesso aos serviços de alta tensão e análise de óleos isolantes basta entrar em contato direto com o Laboratório (47 – 3221-6033) ou na Secretaria de Recepção de Amostras do Instituto FURB, no Campus II, Bloco I – Térreo (47- 3221-6082).

via FURB | Texto: Giovana Pietrzacka |  Fotos: divulgação