Karatecas de Blumenau viajam a Las Vegas para disputar torneio internacional

Cinco atletas da ABK/SME Blumenau participam do USA Open, tradicional competição com alto nível técnico e intercâmbio esportivo.

Foto: divulgação

Cinco atletas da Associação Blumenau de Karate (ABK/SME Blumenau) estão nos Estados Unidos para participar do tradicional USA Open & Junior International Cup. O evento, entre sexta-feira e domingo (18 e 20/04/25), acontece no Paris Hotel e Casino, em Las Vegas, e integra o calendário oficial da World Karate Federation (WKF).

A equipe blumenauense é formada por Eduardo de Oliveira, Henrique Soethe, Lorenzo Rossi, Maria Eduarda e Pedro Tavares. Todos representam a ABK em parceria com Barão, Arawaza, Norte Shopping, Neumarkt Shopping, Tell Alimentos, Gráfica 43 e Magic Brazil. Para alguns, será a primeira experiência internacional, enquanto outros já têm histórico de destaque na modalidade.

Segundo o técnico Vanderlei de Oliveira, a competição representa uma excelente oportunidade de intercâmbio com atletas de alto nível técnico. “O USA Open coloca nossos karatecas frente a frente com alguns dos melhores do mundo. Isso contribui muito para o crescimento esportivo de cada um e reforça nosso projeto de retomar a participação em torneios internacionais”, explica.

Entre os destaques está Eduardo de Oliveira, que participa do torneio em duas categorias: Kumitê Júnior até 55kg e Open. Esta será sua estreia no USA Open, mas não é a primeira vez que acompanha a competição. Ele já esteve no local acompanhando a mãe, Maike de Oliveira, ex-atleta que conquistou duas pratas e um bronze no evento. “Sempre quis competir aqui, é um torneio muito especial”, comenta Eduardo, que também participou da etapa de Veneza da Karate1 – Youth League, em dezembro de 2024.

Outro nome da equipe é Pedro Tavares, que já fez parte da Seleção Brasileira e venceu a primeira etapa do Estadual Ranking A deste ano. Henrique Soethe também disputa pela primeira vez o USA Open e está confiante em um bom desempenho. Completam a equipe os jovens Lorenzo Rossi (Sub-14 até 55kg) e Maria Eduarda (Sub-12 até 42kg), que estreiam em competições internacionais.

A treinadora Maike Steffen, que hoje atua como técnica da Seleção Catarinense de Karatê e da ABK/SME Blumenau, também tem uma relação especial com o torneio. Medalhista nas três edições em que participou como atleta, agora ela assume o papel de técnica na delegação. “O Open de Las Vegas me proporcionou grandes momentos na minha carreira. Agora, estou animada em poder acompanhar nossos atletas nessa nova fase, com a expectativa de ótimos resultados”, afirma.

Confira os representantes de Blumenau no USA Open 2025:

  • Eduardo de Oliveira: Kumitê Júnior até 55kg e Open
  • Henrique Soethe: Kumitê Cadete até 63kg
  • Lorenzo Rossi: Kumitê Sub-14 até 55kg
  • Maria Eduarda: Kumitê Sub-12 até 42kg
  • Pedro Tavares: Kumitê Júnior até 68kg