Karate feminino de Blumenau conquista hexacampeonato na OLESC

Equipe somou 89 pontos e atletas se destacaram com 9 medalhas; Eduardo de Oliveira faz história no masculino.

Equipe de karate de Blumenau que competiu na Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC) 2024.

A equipe de karate feminino de Blumenau alcançou o hexacampeonato da Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC) no sábado (14/09/24), ao garantir o bicampeonato consecutivo da competição, com um total de 89 pontos.

Composta por 11 atletas, a equipe conquistou 9 medalhas, sendo 5 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze. As irmãs Rafaela e Stephany Westphal foram os grandes destaques, cada uma faturando três medalhas de ouro, consolidando-se entre as principais atletas da modalidade no Estado. A competição ocorreu no Ginásio da SER Itaipu, no município de Pinhalzinho (SC).

No masculino, Blumenau também se destacou, com a equipe conquistando o vice-campeonato. Eduardo de Oliveira fez história ao se tornar o primeiro tetracampeão individual da Olesc, vencendo a prova de Kumitê até 50 quilos.

 

Treinador Vanderlei de Oliveira e atleta Stephany Westphal

Destaque feminino

Segundo o treinador Vanderlei de Oliveira, da SME/Blumenau, o desempenho do time feminino foi resultado de uma combinação de talento e dedicação. “O aproveitamento foi excelente. Em 10 categorias, nossas atletas chegaram a sete finais e trouxeram para casa cinco medalhas de ouro”, explicou o técnico. Vanderlei destacou o desempenho das irmãs Rafaela e Stephany Westphal, ambas tricampeãs da Olesc, que brilharam em suas provas.

Maike de Oliveira (esq) e Rafaela Westphal (dir)

As medalhas da equipe feminina foram conquistadas nas seguintes categorias:

Feminino

  • Rafaela Westphal: Ouro (3) – Kumitê até 60 kg, Kata, e Kumitê Equipe
  • Stephany Westphal: Ouro (3) – Kumitê +65 kg, Kata, e Kumitê Equipe
  • Ana Luiza da Silva: Ouro (2) – Kumitê até 40 kg e Kumitê Equipe
  • Ana Júlia Luiz: Ouro (2), Prata, e Bronze – Kumitê Equipe, Kata, Kumitê até 50 kg e Kata Individual
  • Aline Luana Zabel: Ouro – Kumitê Equipe
  • Sumaia Calasas: Bronze – Kumitê até 65 kg

Geração promissora e novos desafios

Maike de Oliveira, integrante da comissão técnica da Olesc, ressaltou que esta edição foi marcada pela despedida de várias atletas que fizeram história na competição. “Essa geração é prata da casa e tem um futuro promissor na categoria adulta do karate de Blumenau. Todos os atletas, independentemente de terem subido ao pódio, foram fundamentais nas conquistas”, comentou a técnica, enfatizando o potencial de crescimento das atletas para competições futuras.

 

Eduardo de Oliveira (meio) ao lado do treinador Vanderlei de Oliveira (dir)

Destaques no masculino

No masculino, além do tetracampeonato de Eduardo de Oliveira no Kumitê até 50 quilos, a equipe vice-campeã contou com outras grandes atuações. Kaynan Laureth brilhou ao conquistar seu primeiro título individual no Kumitê até 45 quilos. Henrique Soethe, por sua vez, garantiu a prata no Kumitê até 65 quilos.

As medalhas da equipe masculina foram conquistadas nas seguintes categorias:

Masculino

  • Eduardo de Oliveira: Ouro – Kumitê até 50 kg
  • Kaynan Laureth: Ouro – Kumitê até 45 kg
  • Henrique Soethe: Prata – Kumitê até 65 kg
  • Cassio Costa: 5º colocado – Kumitê até 60 kg
  • Pedro Tavares: 5º colocado – Kumitê até 70 kg

Vanderlei de Oliveira destacou que o time masculino esteve composto por uma mistura de estreantes e veteranos, o que resultou em uma performance positiva. “Foi um grupo com muitos estreantes na Olesc e atletas que se despediram da competição. No geral, os resultados foram significativos e ficamos muito satisfeitos com o desempenho da equipe”, concluiu.

O futuro do karate de Blumenau, tanto no masculino quanto no feminino, parece promissor, com novas gerações de atletas surgindo e demonstrando seu potencial em uma das competições estudantis mais importantes de Santa Catarina.