O juiz de Direito, Sandro Pierri, titular da 3ª Vara Criminal da comarca de Blumenau, converteu em preventiva a prisão em flagrante de três homens detidos com armas e drogas, durante audiência de custódia ocorrida na tarde desta sexta-feira (1/02/19). A prisão em flagrante foi homologada pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, além dos crimes previstos nos artigos 12 e 16 da Lei de Armas.
Em sua manifestação, o Ministério Público destacou “que a própria natureza do crime, aliada às circunstâncias acima mencionadas, evidenciam, com clareza, que permanecendo soltos, tornarão os conduzidos a delinquirem, quiçá buscarão se evadir do distrito da culpa, já que não declararam ocupação lícita, além de gerar um profundo descrédito à comunidade que buscou amparo nas forças de segurança para inibir prática criminosa tão danosa em seu meio, já sendo notícia de destaque – inclusive colocando em xeque a credibilidade do Judiciário – em jornal de circulação regional”.
“A prisão é imprescindível para a garantia da ordem pública, mormente ante os indicativos de probabilidade de reiteração criminosa. A referida expressão diz respeito à preservação de uma situação de paz (sensação de segurança), necessária para a realização dos princípios fundamentais”, citou o juiz em sua decisão.
Os três homens, com idades entre 21 e 27 anos, foram presos na tarde de quinta-feira (31/1) no bairro Garcia, em Blumenau. Com eles, a Polícia Militar encontrou duas espingardas, drogas – mais de 2 quilos de maconha e quase 2000 comprimidos de ecstasy -, armas, espingardas e diversas munições. Confira a notícia clicando aqui.
Por enquanto ainda são “suspeitos”, mas pelo menos não oferecem perigo à sociedade, levando em conta o material apreendido. É a resposta que a sociedade espera dos magistrados, porque um dos maiores problemas da alta criminalidade continua a reincidência. O criminoso tem a segurança de um recurso da lei permitirá estar nas ruas novamente. Parabéns ao juiz de Direito, Sandro Pierri.