A juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau, tomará posse na próxima semana na Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ), na Cadeira nº 30 que tem por Patrono Paschoal Apóstolo Pística. A sessão solene de posse está prevista para ocorrer na próxima sexta-feira (14/07/23), às 19h, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Central da comarca de Blumenau.
A escolha da cidade de Blumenau para sediar referida posse tem o propósito de difundir o conhecimento à população local sobre a existência e atuação da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ), interiorizando-a de modo a marcar sua presença em outras cidades que não a capital. A realização da solenidade no Salão do Júri retrata a vinculação da história da juíza Quitéria, que será empossada, com o Poder Judiciário, o qual integra há 25 anos.
“Emocionada, recebi o honroso convite para integrar a Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ). Sinto-me ainda mais feliz pela oportunidade de realizar a sessão solene de posse aqui em Blumenau, cidade onde escolhi viver, juntamente com minha família. Meu apreço à palavra, à escrita e à literatura jurídica e em geral outorgam a esse momento um significado muito especial.”
A Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ) foi instituída em 2013, em Florianópolis. Sua finalidade principal é preservar e resgatar a história, obras e documentos jurídicos, com vistas ao aprimoramento das letras jurídicas catarinenses e nacionais, assim como à expressão, difusão e publicação de relevância, zelando pela qualidade e excelência na produção do Direito. O evento em Blumenau contará com a presença do presidente da Academia Catarinense de Letras Jurídicas, Dr. José Isaac Pilati e de vários acadêmicos que já compõem a Academia Catarinense de Letras Jurídicas.
Na ocasião, será prestada homenagem à jurista Lenice Kelner e realizado culto de louvor à obra “Execução Penal Aplicada: anotações para redução de danos”, de autoria do juiz de Direito de Segundo Grau João Marcos Buch.
Sobre a magistrada
A magistrada ingressou na magistratura do Estado de Santa Catarina em 1998. Graduada em Direito pela Furb, concluiu os Cursos de Pós-Graduação “lato sensu” em: Direito Civil, pela Univali, Direito Penal e Processual Penal, pela Furb, e Gestão e Controle no Setor Público (convênio Udesc/Esag/TJSC) e, ainda, de Mestrado, área de concentração: instituições jurídico-políticas, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Leciona em cursos de Pós-Graduação “lato sensu” e também na Escola da Magistratura. É instrutora certificada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em cursos de formação em Mediação Judicial. Autora dos cursos on-line “Sentença Cível Descomplicada” e “Conciliação à Luz do NCPC”, e do livro “Vamos Conciliar? Elementos para o aprimoramento da desafiadora tarefa de intermediar a pacificação do conflito” (Editora Habitus).
Sessão solene de posse da juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres na Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ)
Data e horário: sexta-feira (14), às 19h
Local: Salão do Tribunal do Júri da comarca de Blumenau, Fórum Central, no bairro Velha, em Blumenau