Os últimos 39 dias foram de fortes emoções para Tainara Barnabe Freire, uma jovem de 24 anos, que mora em Tijucas. Ela foi trazida às pressas ao Hospital Santo Antônio (HSA) no dia 27 de julho após complicações causadas pela Covid-19. Por ser gestante de 35 semanas, ela foi encaminhada para realizar uma cesariana de emergência, e logo depois, foi internada diretamente na UTI Covid do HSA.
Seu filho permaneceu se recuperando no hospital por alguns dias, devido a prematuridade da gestação. O jovem papai Wagner, acompanhou a evolução do bebê diariamente, que após receber alta, conheceu o carinho dos familiares que o aguardavam na casa. Agora só faltava a mãe Tainara ver seu filho pela primeira vez, mas precisava ficar na UTI, onde era acompanhada pela equipe multidisciplinar.
Foram momentos difíceis de luta pela vida, com um longo período entubada e em estado grave, muitas vezes chegando a ser gravíssimo. Mas sua recuperação surpreendeu todos. Aos poucos o estado de saúde evoluiu, após ser extubada (retirada da ventilação mecânica), ela começou o processo de reabilitação.
A primeira vez que viu seu filho foi por meio de uma vídeo chamada com o auxílio do serviço de psicologia. “A vídeo chamada é realizada com todos os pacientes, sendo uma maneira de manter os familiares cientes da evolução e os aproximando da equipe que está cuidando do seu ente querido, acalentando os familiares nesse período de internação e trazendo um conforto aos pacientes que ficam dias internados devido a Covid-19. A Tainara literalmente desabrochou como uma pétala de flores, mudou sua afeição, se tornando mais ativa após ver seu filho, seu marido e seus familiares durante as vídeos chamadas.” relata Carolina Schimidt, psicóloga que atua no setor Covid.
Para Tainara, foi uma surpresa acordar e compreender que seu filho já havia nascido e sem poder estar presente nos primeiros momentos dele. “Eu imaginava algo totalmente diferente quando descobri que estava grávida, poder me preparar para o parto, estar com meu marido nesse momento e curtir os primeiros momentos do meu filho, mas a vida prega algumas peças na gente, e eu hoje agradeço poder estar bem, com saúde e finalmente ganhar alta para conhecer meu filho pessoalmente. Estar com coronavírus é algo inimaginável, mas isso tudo serviu como lição para que eu possa dar mais valor as pequenas coisas da vida, aproveitar cada segundo e dizer o quanto as pessoas são importantes em nossa volta”, disse ela à equipe do hospital.
Na última quinta-feira (3/09/20), sua alta foi recheada de emoções. O carinho da equipe que esteve com ela todos esses momentos foi lembrado por seus familiares que enviaram uma linda cesta para homenageá-los.
O esposo e seu pai, que não a viam há 40 dias, receberam Tainara com um belo buquê de flores. “Agora finalmente em casa, gostaria de deixar o meu agradecimento a todos os profissionais que cuidaram de mim nesse período em que estive na UTI Covid, assim, como cuidaram do meu filho! Como Cristã, não poderia deixar de falar que somos um milagre. Eu e minha família somos gratos por cada um que esteve conosco!”, finaliza Tainara.